Mais de um terço dos bares e restaurantes do RS estão fechados após enchentes
Mais de um terço dos bares e restaurantes do Rio Grande do Sul estão fechados e sem faturamento devido às enchentes que assolam o estado desde o final de abril, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Entre os que estão abertos, 94% registraram queda no faturamento.
O setor pede ajuda federal para pagar os salários dos funcionários, já que muitos estabelecimentos não têm condições de fazê-lo.
A Abrasel defende a criação de uma nova medida provisória do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), similar à utilizada durante a pandemia da Covid-19.
O governo federal anunciou R$ 50 bilhões para auxiliar os atingidos pelas enchentes, mas a Abrasel afirma que os recursos ainda não chegaram às empresas.
O governo também lançou três linhas de financiamento para empresas de todos os portes do estado, com taxas de juros de 1% a 6% ao ano mais o spread bancário e prazos de pagamento de até 120 meses.
Outras medidas:
- Lay-off Calamidade: Permite suspender contratos de trabalho e o governo paga uma espécie de seguro-desemprego por um período.
- Home office: Empresas podem colocar funcionários em regime de trabalho remoto para evitar demissões.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp