Manchester United vence LDU
O Manchester United conquistou o Mundial de Clubes da Fifa ao vencer a Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU) por 1 a 0 neste domingo, em jogo disputado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Rooney marcou o gol da vitória, aos 28 minutos do segundo tempo.
O título fecha um 2008 repleto de alegrias para os ingleses, atuais vencedores do campeonato de seu país e da Liga dos Campeões. O meia-atacante português Cristiano Ronaldo também brilhou ao ficar com a Bola de Ouro, entregue ao melhor jogador europeu, e é o favorito ao prêmio da Fifa.
A outra conquista da equipe inglesa neste torneio foi ainda no formato antigo, em 1999, quando venceu o Palmeiras por 1 a 0, em Tóquio. O gol da vitória sobre os paulistas foi do irlandês Roy Keane, que já parou de jogar.
Mesmo com o grande favoritismo, o Manchester só conseguiu furar o forte esquema da defesa dos equatorianos aos 28 da segunda etapa. Cristiano Ronaldo recebeu na área, atraiu a marcação e tocou para Rooney, que bateu cruzado no canto esquerdo do goleiro Cevallos.
No início da etapa final, a equipe inglesa havia perdido o zagueiro sérvio Vidic, expulso por dar uma cotovelada em Bieler.
Dois brasileiros participaram do jogo, ambos pelo Manchester: o meia Anderson e o lateral-direito Rafael, ambos escalados no time titular pelo técnico escocês Alex Ferguson. Os dois saíram no fim da partida.
A LDU, que surpreendeu ao bater o Fluminense na decisão da Copa Libertadores em pleno Maracanã, sonhava com um título inédito para o futebol do Equador. A equipe foi a primeira representante do país na competição.