Mantega descarta novas desonerações de IPI
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou hoje (4) novas desonerações de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a exemplo do que ocorreu com carros e eletrodomésticos.
“Não podemos reduzir o IPI de tudo. Já reduzimos muito o IPI nos últimos anos. Reduzimos agora para aqueles setores que iriam aumentar as vendas e acho que fomos bem-sucedidos. Então, no momento, não estamos cogitando novas reduções de IPI”, disse Mantega, ao sair da reunião de coordenação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros.
Sobre as mudanças nas regras de poupança estudadas pelo governo, o ministro disse que não haverá alterações que resultem em perdas para os pequenos poupadores.
“Todos que estão na poupança continuarão tendo a mesma garantia, poderão colocar e retirar na hora que quiser e continuarão tendo rendimento. A poupança continuará sendo a aplicação mais garantida, mais sólida e vai continuar tendo um dos melhores rendimentos”.
Questionado sobre a situação do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, no governo, Mantega afirmou que “o ministro Múcio está muito bem e está sólido”.
Na final de semana, veículos de imprensa noticiaram que o PMDB estaria pressionando o governo para que o cargo do ministro ficasse com o partido.