Marinha volta a emitir alerta de ventania no Litoral
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que a passagem de uma frente fria poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudoeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, até a manhã do dia 15 de julho.
Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 5,0 metros de altura, entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, até a noite do dia 15 de julho.
Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3,0 metros de altura, na faixa litorânea compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a tarde do dia 13 de julho e a manhã do dia 15 de julho.
Após a passagem do sistema frontal, um sistema de marulhos poderá ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 4,0 metros de altura, entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre a madrugada do dia 14 de julho e a manhã do dia 16 de julho.
Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea compreendida entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e de São Paulo, ao sul de Santos, entre a noite do dia 13 de julho e a noite do dia 15 de julho.
Além desse trecho, há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3,0 metros de altura, na faixa litorânea compreendida entre os estados de São Paulo, ao norte de Santos, e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé, entre a tarde do dia 14 de julho e a manhã do dia 16 de julho.