Vida & Saúde

Melhoria da qualidade de vida foi tema de ação de enfermeiros da Ufrgs em Osório

Durante toda a manhã de sábado, dia 5, mais de 20 pós-graduandos de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs realizaram diversas atividades de saúde preventiva no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Cerca de 150 frequentadores da Feira do Produtor, que ocorre no local, utilizaram os serviços em saúde.
Foram realizadas, gratuitamente, a medição da pressão arterial, avaliação física com medição da altura e peso, circunferência abdominal e, após, um questionário aplicado orientava sobre os resultados colhidos. A iniciativa ainda oferecia oficina da memória e do estresse com a aplicação de testes que mediam o nível de cada um e, após, orientações para ter uma qualidade de vida melhor. Uma oficina de dança, com alongamento também foi realizada no local.

Segundo a coordenadora da Pós-Graduação Enfermagem do Trabalho, a doutora do Curso de Enfermagem da Ufrgs, Arlete Spencer Vanzin, o corpo humano foi feito para durar 150 anos, mas o estilo de vida errôneo reduz pela metade a longevidade. “50% da longevidade depende o estilo de vida da pessoa e queremos com esta ação divulgar o saber para se ter mais qualidade de vida. O dia tem 24h, então, oito deveriam ser para sono e repouso, oito para o lazer e as oito horas restantes para o trabalho. Quem conseguir fazer esse gerenciamento no seu dia-a-dia estará mantendo a sua saúde, com uma qualidade de vida melhor”, orienta.

A iniciativa do projeto das pós-graduandas Laura Rocha e Carine Segabinaze teve o apoio da Secretaria Municipal da Saúde que esteve no local com uma unidade móvel dando apoio e distribuindo material preventivo como preservativos masculinos e femininos alusivos a Copa do Mundo e material informativo. O secretário municipal de saúde Émerson Magni da Silva prestigiou e participou da atividade.

Comentários

Comentários