Moradores de Santo Antônio da Patrulha participam de simulado de resgate
A operação começou às 9h30, no Instituto Estadual de Educação Santo Antônio, e durou uma hora e meia. Os alunos da escola e moradores do bairro foram transportados em ônibus até o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, que serviu de abrigo.
“As equipes estão mais confiantes para agir em caso real”, declarou o coordenador regional da Defesa Civil no Litoral Norte, tenente-coronel Gilcei Leal da Silva. Além dos 60 profissionais que trabalharam no socorro e abrigagem – formados por voluntários da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e jipeiros -, cerca de 200 moradores da região participaram da ação.
O trabalho foi transmitido pelo site da Defesa Civil e seis câmeras em terra foram instaladas em um Veículo Aéreo Não-Tripulado (Vant) para enviar imagens em tempo real ao Centro de Operações de Defesa Civil, instalado no Palácio Piratini.
O objetivo da atividade é aplicar, na prática, o plano de contingência elaborado a partir da análise preliminar de risco, que apontou constantes enxurradas e inundações ocorridas no local nos últimos anos. Este é o quarto simulado realizado neste ano pela Defesa Civil por meio do Sistema de Padronização de Gerenciamento de Desastres do Estado.