Mundo: Venezuela determina fechamento de 86 emissoras de rádio
Mundo: Um total de 86 emissoras regionais de rádio fecharam na Venezuela por determinação da autoridade das telecomunicações (Conatel), que alega, em sua maioria, o vencimento de concessões, denunciou neste sábado (29) o principal sindicato da imprensa.
A natureza das rádios que vão sendo fechadas é variada, há muitas emissoras que são cristãs, pouquinhas comunitárias, comerciais e musicais”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP), Marco Ruiz.
A entidade reguladora não se pronunciou sobre os fechamentos destas emissoras.
O fechamento de emissoras afetou 16 dos 24 estados do país, sendo Zulia (oeste) o mais prejudicado com 26 rádios tiradas do ar.
Em muitos casos, a interrupção de transmissões não são informadas publicamente, pois os donos das emissoras temem “represálias” ou tentam negociar com a autoridade reguladora.
Na Venezuela, veículos críticos, nacionais e internacionais, perderam espaços nos mais de 20 anos de governos chavistas.
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) situa a Venezuela no último lugar do continente no que diz respeito à liberdade de imprensa, e a Repórteres sem Fronteira (RSF) denunciou uma política estatal de “hegemonia comunicacional” e “restrição da informação” no país.