Geral

Noite Cultural comemora a Festa do Divino nesta quinta-feira

Cultura e reliogiosidade. A Secretaria Municipal de Cultura promove dentro das comemorações da Festa do Divino Espírito Santo, a Noite Cultural Açoriana. Será nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 20h, no Salão Paroquial do Centro. Entre as atrações, a apresentação da invernada juvenil do CTG Estância da Serra, show açoriano com Adriana Sperandir e Banda A3, além da presença dos casais festeiros (Ernando e Marzeli Monteiro), noveneiros, bandeiras e a benção do padre.

Na tradição católica açoriana, a festa tem início com a bênção das bandeiras que são conduzidas pelos cavalheiros do Divino, pelos Festeiros e Noveneiros. Logo após, o Padre abençoar as bandeiras, elas são retiradas da igreja juntamente com o Grupo da Folia, os Tropeiros do Divino e as Zeladoras das Capelinhas que passam a visitar as casas fazendo o “Peditório”, ofertas para a festa do Divino Espírito Santo. Segundo o catolicismo, os dons do Divino Espírito Santo são sete: entendimento, sabedoria, piedade, fortaleza, conselho,  ciência e  temor de Deus. O Espírito Santo é: Terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Deus da Luz, do Amor, da Paz e da Unidade.

A Festa do Divino Espírito Santo surgiu há alguns séculos, segundo a tradição lusitana, a Rainha Izabel tinha grande devoção ao Divino Espírito Santo, a quem recorria em todos os momentos. Por duas vezes o infante D. Afonso voltou-se contra o pai, o Rei D. Denis pelo tratamento privilegiado que D. Denis dava a Afonso Sanchez, seu filho legítimo. Em determinado momento, a guerra pareceu inevitável, estando as tropas prontas para o confronto.A rainha recorreu ao Espírito Santo e fez a promessa: “Se voltasse a reinar a paz entre seu filho e esposo faria solenes e especiais festejos ao Divino Espírito Santo em todo o território de Portugal”. Conclusão: a paz foi alcançada e a Rainha cumpriu a promessa. Osório há muito, vem resgatando essa tradição cultural e religiosa herdada dos colonizadores açorianos.

Comentários

Comentários