Novo radar traz tecnologia para prever tempestades e tornados no RS - Litoralmania ®
Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
Geral

Novo radar traz tecnologia para prever tempestades e tornados no RS

O serviço de radar meteorológico contratado pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio da Casa Militar e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, começou a operar oficialmente.

Vero Internet

O radar foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, e já está coletando dados essenciais para a previsão de fenômenos climáticos extremos.

Inicialmente, o plano era instalar o radar no Morro São João, em Montenegro, uma localização considerada mais adequada do ponto de vista tecnológico.

Contudo, um incidente que afetou o acesso à área inviabilizou a instalação temporariamente. Assim, a Defesa Civil e a Climatempo, empresa responsável pelo serviço, decidiram colocar o equipamento no Morro da Polícia, em Porto Alegre, para garantir que o cronograma fosse cumprido.

Portela Serviços Funerários

Este radar, importado da República Tcheca, permite a chamada tecnologia de nowcasting, que aumenta consideravelmente a precisão na previsão de eventos meteorológicos como ventos fortes, chuvas intensas, granizo, tornados e até microexplosões.

Com isso, o monitoramento em tempo real da Região Metropolitana de Porto Alegre, a mais populosa do estado, ficou muito mais eficiente.

O contrato para a instalação e operação do radar foi firmado no final de 2023, com um valor total de R$ 25,94 milhões, garantindo a cobertura de um raio de 150 km por um período de cinco anos.

Livros Cristãos

As informações geradas pelo radar são analisadas pela equipe da Defesa Civil, que as utiliza para criar alertas em situações de risco à população.

Esses alertas são emitidos pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil e enviados a gestores municipais e à população.

“O uso desse radar representa um grande avanço nas medidas de prevenção e preparação para desastres naturais, especialmente devido à alta densidade populacional de Porto Alegre e à ocorrência de desastres climáticos significativos na região nos últimos anos”, destacou o coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

A população pode se inscrever para receber os alertas da Defesa Civil gratuitamente via SMS, enviando o CEP da sua residência para o número 40199.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Xis do Jô

Comentários

Comentários