Novo radar traz tecnologia para prever tempestades e tornados no RS
O serviço de radar meteorológico contratado pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio da Casa Militar e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, começou a operar oficialmente.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
O radar foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, e já está coletando dados essenciais para a previsão de fenômenos climáticos extremos.
Inicialmente, o plano era instalar o radar no Morro São João, em Montenegro, uma localização considerada mais adequada do ponto de vista tecnológico.
Contudo, um incidente que afetou o acesso à área inviabilizou a instalação temporariamente. Assim, a Defesa Civil e a Climatempo, empresa responsável pelo serviço, decidiram colocar o equipamento no Morro da Polícia, em Porto Alegre, para garantir que o cronograma fosse cumprido.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Este radar, importado da República Tcheca, permite a chamada tecnologia de nowcasting, que aumenta consideravelmente a precisão na previsão de eventos meteorológicos como ventos fortes, chuvas intensas, granizo, tornados e até microexplosões.
Com isso, o monitoramento em tempo real da Região Metropolitana de Porto Alegre, a mais populosa do estado, ficou muito mais eficiente.
O contrato para a instalação e operação do radar foi firmado no final de 2023, com um valor total de R$ 25,94 milhões, garantindo a cobertura de um raio de 150 km por um período de cinco anos.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]
As informações geradas pelo radar são analisadas pela equipe da Defesa Civil, que as utiliza para criar alertas em situações de risco à população.
Esses alertas são emitidos pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil e enviados a gestores municipais e à população.
“O uso desse radar representa um grande avanço nas medidas de prevenção e preparação para desastres naturais, especialmente devido à alta densidade populacional de Porto Alegre e à ocorrência de desastres climáticos significativos na região nos últimos anos”, destacou o coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
A população pode se inscrever para receber os alertas da Defesa Civil gratuitamente via SMS, enviando o CEP da sua residência para o número 40199.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]