O coronel - Sérgio Agra - Litoralmania ®
Colunistas

O coronel – Sérgio Agra

O coronel - Sérgio AgraO CORONEL – (Capítulo V de Balada para um Andarilho) 

…morreu perfurado por três lanças paraguaias…

Frei jose joaquín entrou nos aposentos do coronel. Por ter encharcado o reluzente piso de nobre cerejeira o visitante, embaraçado, pediu desculpas à senhora maria rita, ou doña ‘ritoca’, como era chamada pelos da casa.

O frade havia recém-chegado de uruguaiana, mal tivera tempo de arranjar os de seus. A voz do frei ainda demonstrava constrangimento, Chove há bastante tempo para esses lados senhora? Sentada à cabeceira da cama, doñaritoca’ velava o esposo. Ela se mostrou indulgente, Desde o dia sete de abril, exatamente na data em que meu marido se acamou. Doña ‘ritoca’ cuidou para que o religioso não se cerimoniasse. A senhora sequer imaginava as dificuldades de uma viagem até santhermínia, ainda mais com aquele tempo, com o ibirapuitã invadindo as habitações ribeirinhas. Nunca em sua vida ela soube de algo igual. Frei abadía procurou se inteirar do estado de saúde do homem que jazia no aconchego de pesadas mantas, De que padece o coronel? O enfermo, que até então dava a impressão de estar mergulhado em sono profundo, espantou uma mosca imaginária e dirigiu o olhar, não sem um ricto de desconforto, na direção de onde partira a voz do franciscano, Melhor perguntar do que não sofro, padreUm câncer na próstata e escorbutoIsto é justo?

A joão de moralles pereyra, proprietário de três estâncias com dezenas de léguas de campos, não bastaram os quatro casamentos de papel passado com as pompas e circunstâncias a que cada esponsal tivera direito; o estancieiro por onde se arranchasse povoara com filhos as chácaras, as herdades e as taperas onde houvesse uma jovem e casta rapariga daquela região fronteiriça. Sua primeira esposa, dona francisca augusta, morrera um ano após as bodas, durante o parto prematuro de gêmeas. As mucamas amamentaram as irmãs com leite de cabra. Em três semanas as recém-nascidas adquiriram peso e o berreiro das meninas já era ouvido nos galpões.

Meses depois do nascimento das gêmeas, josé antônio, o último irmão do coronel, fizera a este um pedido: como era costume antanho, cabia ao pai do pretendente ou, na falta do primeiro, a um padrinho por este delegado, a incumbência de formalizar perante o futuro sogro o compromisso de bodas.  Competira ao coronel em nome do irmão a honra de pedir em casamento anunciação das mercês, filha do farmacêutico juanito secundo. O boticário migrara de corrientes e se estabeleceu com sua próspera farmácia em alegrete. O coronel mal pusera os olhos sobre a jovem anunciação quedou-se ante a beleza exótica da correntina. Com a voz embargada pela inesperada e avassaladora paixão de que fora acometido não titubeou em tomá-la como sua própria esposa. Anunciação das mercês, em quinze anos de casamento, concebera doze filhos, dentre os quais brígida, a professora a quem a comunidade de santherminia naquele momento rendia suas homenagens.

Morta a segunda esposa o coronel pereyra entendeu prematuro enclausurar-se na condição de viúvo. Quando o outono do conturbado ano de mil novecentos e quatorze desprendia as folhas da vegetação, desposou cora, a fogosa filha de um de seus capatazes. Cora não lhe deixaria herdeiros. Nas gélidas manhãs de inverno a jovem e insaciável esposa abandonava  sorrateira o leito nupcial e se dirigia à prainha.  Nas grandes pedras que margeavam o rio ibirapuitã, úmidas pelo orvalho matinal, cora despia a alva camisola e se encaminhava lentamente na direção das águas onde submergia; depois, voltava à tona e sem dar mostras de qualquer reação à ínfima temperatura ou aos olhares devassos do gentio ribeirinho cumpria o estranho ritual de exorcismo: esfregava com sofreguidão a genitália. Quando a luz da manhã primeira  de  primavera daquele mesmo ano rompeu o espaço, fez gemer a terra e espreguiçar os gerânios e os girassóis, cora morria de tísica. Nos últimos sete dias de vida cora havia parido sete vezes sete minúsculos peixes dourados enquanto regurgitava fragmentos dos pulmões envoltos pelo húmus do rio.

Anos mais tarde, na solenidade de posse de brígida como diretora da escola normal, o coronel joão de moralles pereyra ocupava lugar de honra na mesa ricamente ornamentada com guirlandas e arranjos florais disposta sobre o palco do auditório. Daquela privilegiada localização ele pôde divisar a plateia composta de álacres e buliçosas estudantes. Fora ali, alheio aos prolegômenos e aos palavrórios dos discursadores que ele, já beirando os sessenta anos, a observou: maria rita alvarez, carinhosamente chamada pelas amigas e colegas por ‘ritoca’. Os olhos da normalista, de tão azuis, pareciam ofuscar  a quem se atrevesse os afrontar; a franja loira sobre a longa testa, os lábios carmesins, que os grandes e alvos dentes insistiam mordiscar, emprestavam a ‘ritoca’, no viço dos dezessete anos, a ambígua imagem de angelical menina-moça — o que de fato ainda era — e de femme fatale.Maria rita alvarez presentearia o coronel com o nascimento do último rebento.

Os cabelos agora brancos e ralos e o nariz adunco do coronel lembravam a frei jose joaquín um judeu albanês. Medindo palavras o religioso procurou reconfortar o enfermo,São os desígnios do senhor, coronel. Havia um quê de humor e nostalgia na voz do doente, O câncer é a amarga recordação de um doce passado! Noventa e quatro anos nos costados, pai de quinze legítimos e outros tantos bastardinhos, já perdi a conta dos não oficializados… O coronel percebeu o constrangimento do franciscano, Não se peje, meu padre, não faço segredo disso. O enfermo ensaiou ser sardônico, Não só pra cada filho meu legítimo que casava, dei também de boa vontade o quinhãozinho de terra pros naturais que vieram demandar o de direito, nisso a minha consciência está em paz!

O ancião após uma longa pausa se mostrava sério, contemplativo, Não acho justo muita propriedade nas mãos de um só. A terra é pra ser dividida pra quem quer trabalhar, plantar ou criar rebanho. Entre uma frase e outra o idoso era tomado por dolorosos acessos de tosse, O padre não acha que dei exemplo prum monte de filhos-da-mãe que anda por aí?João de moralles pereyra a cada frase dita surpreendia ainda mais o religioso socorrista,As pragas e as ervas daninhas comendo e matando a terra, os campos se tornam improdutivos, mas eles não levantam os moirões pra quem quer trabalhar. Le digo uma coisa: essa mesquinharia não vai resolver nada! Um dia aqueles que não têm terra pra produzir alguma coisa entram de roldão e tomam ela à força, pode escrever isso, meu padre.

Em verdade, o sacerdote não estava envergonhado. Constrangia-lhe a alma, isso sim, o desmedido conflito entre os dogmas da santa madre igreja quanto às lúbricas incursões do coronel e os consequentes frutos destas. Frei jose joaquín lembrou-se, quando seminarista, da personagem don juan, a obra de molière que lera para um trabalho sobre a devassidão e a moral da humanidade. Segundo os cânones, a relação adulterina é uma afronta aos mandamentos do divino criador, passível de excomunhão. Assim, poderia ele, sem qualquer embargo às leis celestiais, ungir o doente com os últimos sacramentos?  Por outro lado, o coronel dera provas de ser um homem dotado de extremo senso de justiça e generosidade.

Os minutos pareceram ao frade conter o peso de séculos. Transpirava e as gotas do suor confundiam-se com as réstias das de chuva que ainda escorriam pelos cabelos e faces. À sua frente jazia um homem a quem os males contraídos não se apiedaram em permitir-lhe sequer os últimos resquícios da dignidade. Frei jose joaquín cerrou os olhos e em tom resoluto determinou, Poupe-se, coronel, ouçamos as palavras de deus, através de seu único filho, jesus cristo, nosso senhor. Elas são o bálsamo para o nosso espírito em sofrimento. O orgulho do moribundo veio à tona, O seu deus que me desculpe, não sou homem de frescuras. E además quem lhe chamou foi a ‘ritoca’! Cerrou um dos esquálidos punhos e o levou ao peito, Sou duro pra me entregar, já me basta o castigo de saber que vou morrer em cima de uma cama. Mirando diretamente os olhos do franciscano afirmou, Le garanto, meu bom padre, muito vivente ainda se vai antes de mim! A resignação e a paciência do religioso eram ilimitadas,É da vida, coronel. O olhar que o combalido ancião novamente dirigiu a frei abadía traduzia sua descrença, Da vida nada, padre… Após tomar novo fôlego o enfermo desabafou, Tenho um filho médico que todas as manhãs se dá o trabalho de vir lá do alegrete e me enterra de duas a três injeções… — tornou a resfolegar. Foi com muito esforço que completou, Que deboche! Meu pai morreu nos campos de batalha perfurado por três lanças paraguaias no peito— expressando um esgar de dor o coronel concluiu — …e eu com a bunda que é uma peneira por causa das injeções do doutor toninho pereyra…

Neste momento o velho e legendário coronel foi acometido por uma hemoptise.

Sete dias após ter dito confissão e recebido a unção dos enfermos o coronel entrou em coma.O CORONEL – (Capítulo V de Balada para um Andarilho) 

…morreu perfurado por três lanças paraguaias…

Frei jose joaquín entrou nos aposentos do coronel. Por ter encharcado o reluzente piso de nobre cerejeira o visitante, embaraçado, pediu desculpas à senhora maria rita, ou doña ‘ritoca’, como era chamada pelos da casa.

O frade havia recém-chegado de uruguaiana, mal tivera tempo de arranjar os de seus. A voz do frei ainda demonstrava constrangimento, Chove há bastante tempo para esses lados senhora? Sentada à cabeceira da cama, doñaritoca’ velava o esposo. Ela se mostrou indulgente, Desde o dia sete de abril, exatamente na data em que meu marido se acamou. Doña ‘ritoca’ cuidou para que o religioso não se cerimoniasse. A senhora sequer imaginava as dificuldades de uma viagem até santhermínia, ainda mais com aquele tempo, com o ibirapuitã invadindo as habitações ribeirinhas. Nunca em sua vida ela soube de algo igual. Frei abadía procurou se inteirar do estado de saúde do homem que jazia no aconchego de pesadas mantas, De que padece o coronel? O enfermo, que até então dava a impressão de estar mergulhado em sono profundo, espantou uma mosca imaginária e dirigiu o olhar, não sem um ricto de desconforto, na direção de onde partira a voz do franciscano, Melhor perguntar do que não sofro, padreUm câncer na próstata e escorbutoIsto é justo?

A joão de moralles pereyra, proprietário de três estâncias com dezenas de léguas de campos, não bastaram os quatro casamentos de papel passado com as pompas e circunstâncias a que cada esponsal tivera direito; o estancieiro por onde se arranchasse povoara com filhos as chácaras, as herdades e as taperas onde houvesse uma jovem e casta rapariga daquela região fronteiriça. Sua primeira esposa, dona francisca augusta, morrera um ano após as bodas, durante o parto prematuro de gêmeas. As mucamas amamentaram as irmãs com leite de cabra. Em três semanas as recém-nascidas adquiriram peso e o berreiro das meninas já era ouvido nos galpões.

Meses depois do nascimento das gêmeas, josé antônio, o último irmão do coronel, fizera a este um pedido: como era costume antanho, cabia ao pai do pretendente ou, na falta do primeiro, a um padrinho por este delegado, a incumbência de formalizar perante o futuro sogro o compromisso de bodas.  Competira ao coronel em nome do irmão a honra de pedir em casamento anunciação das mercês, filha do farmacêutico juanito secundo. O boticário migrara de corrientes e se estabeleceu com sua próspera farmácia em alegrete. O coronel mal pusera os olhos sobre a jovem anunciação quedou-se ante a beleza exótica da correntina. Com a voz embargada pela inesperada e avassaladora paixão de que fora acometido não titubeou em tomá-la como sua própria esposa. Anunciação das mercês, em quinze anos de casamento, concebera doze filhos, dentre os quais brígida, a professora a quem a comunidade de santherminia naquele momento rendia suas homenagens.

Morta a segunda esposa o coronel pereyra entendeu prematuro enclausurar-se na condição de viúvo. Quando o outono do conturbado ano de mil novecentos e quatorze desprendia as folhas da vegetação, desposou cora, a fogosa filha de um de seus capatazes. Cora não lhe deixaria herdeiros. Nas gélidas manhãs de inverno a jovem e insaciável esposa abandonava  sorrateira o leito nupcial e se dirigia à prainha.  Nas grandes pedras que margeavam o rio ibirapuitã, úmidas pelo orvalho matinal, cora despia a alva camisola e se encaminhava lentamente na direção das águas onde submergia; depois, voltava à tona e sem dar mostras de qualquer reação à ínfima temperatura ou aos olhares devassos do gentio ribeirinho cumpria o estranho ritual de exorcismo: esfregava com sofreguidão a genitália. Quando a luz da manhã primeira  de  primavera daquele mesmo ano rompeu o espaço, fez gemer a terra e espreguiçar os gerânios e os girassóis, cora morria de tísica. Nos últimos sete dias de vida cora havia parido sete vezes sete minúsculos peixes dourados enquanto regurgitava fragmentos dos pulmões envoltos pelo húmus do rio.

Anos mais tarde, na solenidade de posse de brígida como diretora da escola normal, o coronel joão de moralles pereyra ocupava lugar de honra na mesa ricamente ornamentada com guirlandas e arranjos florais disposta sobre o palco do auditório. Daquela privilegiada localização ele pôde divisar a plateia composta de álacres e buliçosas estudantes. Fora ali, alheio aos prolegômenos e aos palavrórios dos discursadores que ele, já beirando os sessenta anos, a observou: maria rita alvarez, carinhosamente chamada pelas amigas e colegas por ‘ritoca’. Os olhos da normalista, de tão azuis, pareciam ofuscar  a quem se atrevesse os afrontar; a franja loira sobre a longa testa, os lábios carmesins, que os grandes e alvos dentes insistiam mordiscar, emprestavam a ‘ritoca’, no viço dos dezessete anos, a ambígua imagem de angelical menina-moça — o que de fato ainda era — e de femme fatale.Maria rita alvarez presentearia o coronel com o nascimento do último rebento.

Os cabelos agora brancos e ralos e o nariz adunco do coronel lembravam a frei jose joaquín um judeu albanês. Medindo palavras o religioso procurou reconfortar o enfermo,São os desígnios do senhor, coronel. Havia um quê de humor e nostalgia na voz do doente, O câncer é a amarga recordação de um doce passado! Noventa e quatro anos nos costados, pai de quinze legítimos e outros tantos bastardinhos, já perdi a conta dos não oficializados… O coronel percebeu o constrangimento do franciscano, Não se peje, meu padre, não faço segredo disso. O enfermo ensaiou ser sardônico, Não só pra cada filho meu legítimo que casava, dei também de boa vontade o quinhãozinho de terra pros naturais que vieram demandar o de direito, nisso a minha consciência está em paz!

O ancião após uma longa pausa se mostrava sério, contemplativo, Não acho justo muita propriedade nas mãos de um só. A terra é pra ser dividida pra quem quer trabalhar, plantar ou criar rebanho. Entre uma frase e outra o idoso era tomado por dolorosos acessos de tosse, O padre não acha que dei exemplo prum monte de filhos-da-mãe que anda por aí?João de moralles pereyra a cada frase dita surpreendia ainda mais o religioso socorrista,As pragas e as ervas daninhas comendo e matando a terra, os campos se tornam improdutivos, mas eles não levantam os moirões pra quem quer trabalhar. Le digo uma coisa: essa mesquinharia não vai resolver nada! Um dia aqueles que não têm terra pra produzir alguma coisa entram de roldão e tomam ela à força, pode escrever isso, meu padre.

Em verdade, o sacerdote não estava envergonhado. Constrangia-lhe a alma, isso sim, o desmedido conflito entre os dogmas da santa madre igreja quanto às lúbricas incursões do coronel e os consequentes frutos destas. Frei jose joaquín lembrou-se, quando seminarista, da personagem don juan, a obra de molière que lera para um trabalho sobre a devassidão e a moral da humanidade. Segundo os cânones, a relação adulterina é uma afronta aos mandamentos do divino criador, passível de excomunhão. Assim, poderia ele, sem qualquer embargo às leis celestiais, ungir o doente com os últimos sacramentos?  Por outro lado, o coronel dera provas de ser um homem dotado de extremo senso de justiça e generosidade.

Os minutos pareceram ao frade conter o peso de séculos. Transpirava e as gotas do suor confundiam-se com as réstias das de chuva que ainda escorriam pelos cabelos e faces. À sua frente jazia um homem a quem os males contraídos não se apiedaram em permitir-lhe sequer os últimos resquícios da dignidade. Frei jose joaquín cerrou os olhos e em tom resoluto determinou, Poupe-se, coronel, ouçamos as palavras de deus, através de seu único filho, jesus cristo, nosso senhor. Elas são o bálsamo para o nosso espírito em sofrimento. O orgulho do moribundo veio à tona, O seu deus que me desculpe, não sou homem de frescuras. E además quem lhe chamou foi a ‘ritoca’! Cerrou um dos esquálidos punhos e o levou ao peito, Sou duro pra me entregar, já me basta o castigo de saber que vou morrer em cima de uma cama. Mirando diretamente os olhos do franciscano afirmou, Le garanto, meu bom padre, muito vivente ainda se vai antes de mim! A resignação e a paciência do religioso eram ilimitadas,É da vida, coronel. O olhar que o combalido ancião novamente dirigiu a frei abadía traduzia sua descrença, Da vida nada, padre… Após tomar novo fôlego o enfermo desabafou, Tenho um filho médico que todas as manhãs se dá o trabalho de vir lá do alegrete e me enterra de duas a três injeções… — tornou a resfolegar. Foi com muito esforço que completou, Que deboche! Meu pai morreu nos campos de batalha perfurado por três lanças paraguaias no peito— expressando um esgar de dor o coronel concluiu — …e eu com a bunda que é uma peneira por causa das injeções do doutor toninho pereyra…

Neste momento o velho e legendário coronel foi acometido por uma hemoptise.

Sete dias após ter dito confissão e recebido a unção dos enfermos o coronel entrou em coma.O CORONEL – (Capítulo V de Balada para um Andarilho) 

…morreu perfurado por três lanças paraguaias…

Frei jose joaquín entrou nos aposentos do coronel. Por ter encharcado o reluzente piso de nobre cerejeira o visitante, embaraçado, pediu desculpas à senhora maria rita, ou doña ‘ritoca’, como era chamada pelos da casa.

O frade havia recém-chegado de uruguaiana, mal tivera tempo de arranjar os de seus. A voz do frei ainda demonstrava constrangimento, Chove há bastante tempo para esses lados senhora? Sentada à cabeceira da cama, doñaritoca’ velava o esposo. Ela se mostrou indulgente, Desde o dia sete de abril, exatamente na data em que meu marido se acamou. Doña ‘ritoca’ cuidou para que o religioso não se cerimoniasse. A senhora sequer imaginava as dificuldades de uma viagem até santhermínia, ainda mais com aquele tempo, com o ibirapuitã invadindo as habitações ribeirinhas. Nunca em sua vida ela soube de algo igual. Frei abadía procurou se inteirar do estado de saúde do homem que jazia no aconchego de pesadas mantas, De que padece o coronel? O enfermo, que até então dava a impressão de estar mergulhado em sono profundo, espantou uma mosca imaginária e dirigiu o olhar, não sem um ricto de desconforto, na direção de onde partira a voz do franciscano, Melhor perguntar do que não sofro, padreUm câncer na próstata e escorbutoIsto é justo?

A joão de moralles pereyra, proprietário de três estâncias com dezenas de léguas de campos, não bastaram os quatro casamentos de papel passado com as pompas e circunstâncias a que cada esponsal tivera direito; o estancieiro por onde se arranchasse povoara com filhos as chácaras, as herdades e as taperas onde houvesse uma jovem e casta rapariga daquela região fronteiriça. Sua primeira esposa, dona francisca augusta, morrera um ano após as bodas, durante o parto prematuro de gêmeas. As mucamas amamentaram as irmãs com leite de cabra. Em três semanas as recém-nascidas adquiriram peso e o berreiro das meninas já era ouvido nos galpões.

Meses depois do nascimento das gêmeas, josé antônio, o último irmão do coronel, fizera a este um pedido: como era costume antanho, cabia ao pai do pretendente ou, na falta do primeiro, a um padrinho por este delegado, a incumbência de formalizar perante o futuro sogro o compromisso de bodas.  Competira ao coronel em nome do irmão a honra de pedir em casamento anunciação das mercês, filha do farmacêutico juanito secundo. O boticário migrara de corrientes e se estabeleceu com sua próspera farmácia em alegrete. O coronel mal pusera os olhos sobre a jovem anunciação quedou-se ante a beleza exótica da correntina. Com a voz embargada pela inesperada e avassaladora paixão de que fora acometido não titubeou em tomá-la como sua própria esposa. Anunciação das mercês, em quinze anos de casamento, concebera doze filhos, dentre os quais brígida, a professora a quem a comunidade de santherminia naquele momento rendia suas homenagens.

Morta a segunda esposa o coronel pereyra entendeu prematuro enclausurar-se na condição de viúvo. Quando o outono do conturbado ano de mil novecentos e quatorze desprendia as folhas da vegetação, desposou cora, a fogosa filha de um de seus capatazes. Cora não lhe deixaria herdeiros. Nas gélidas manhãs de inverno a jovem e insaciável esposa abandonava  sorrateira o leito nupcial e se dirigia à prainha.  Nas grandes pedras que margeavam o rio ibirapuitã, úmidas pelo orvalho matinal, cora despia a alva camisola e se encaminhava lentamente na direção das águas onde submergia; depois, voltava à tona e sem dar mostras de qualquer reação à ínfima temperatura ou aos olhares devassos do gentio ribeirinho cumpria o estranho ritual de exorcismo: esfregava com sofreguidão a genitália. Quando a luz da manhã primeira  de  primavera daquele mesmo ano rompeu o espaço, fez gemer a terra e espreguiçar os gerânios e os girassóis, cora morria de tísica. Nos últimos sete dias de vida cora havia parido sete vezes sete minúsculos peixes dourados enquanto regurgitava fragmentos dos pulmões envoltos pelo húmus do rio.

Anos mais tarde, na solenidade de posse de brígida como diretora da escola normal, o coronel joão de moralles pereyra ocupava lugar de honra na mesa ricamente ornamentada com guirlandas e arranjos florais disposta sobre o palco do auditório. Daquela privilegiada localização ele pôde divisar a plateia composta de álacres e buliçosas estudantes. Fora ali, alheio aos prolegômenos e aos palavrórios dos discursadores que ele, já beirando os sessenta anos, a observou: maria rita alvarez, carinhosamente chamada pelas amigas e colegas por ‘ritoca’. Os olhos da normalista, de tão azuis, pareciam ofuscar  a quem se atrevesse os afrontar; a franja loira sobre a longa testa, os lábios carmesins, que os grandes e alvos dentes insistiam mordiscar, emprestavam a ‘ritoca’, no viço dos dezessete anos, a ambígua imagem de angelical menina-moça — o que de fato ainda era — e de femme fatale.Maria rita alvarez presentearia o coronel com o nascimento do último rebento.

Os cabelos agora brancos e ralos e o nariz adunco do coronel lembravam a frei jose joaquín um judeu albanês. Medindo palavras o religioso procurou reconfortar o enfermo,São os desígnios do senhor, coronel. Havia um quê de humor e nostalgia na voz do doente, O câncer é a amarga recordação de um doce passado! Noventa e quatro anos nos costados, pai de quinze legítimos e outros tantos bastardinhos, já perdi a conta dos não oficializados… O coronel percebeu o constrangimento do franciscano, Não se peje, meu padre, não faço segredo disso. O enfermo ensaiou ser sardônico, Não só pra cada filho meu legítimo que casava, dei também de boa vontade o quinhãozinho de terra pros naturais que vieram demandar o de direito, nisso a minha consciência está em paz!

O ancião após uma longa pausa se mostrava sério, contemplativo, Não acho justo muita propriedade nas mãos de um só. A terra é pra ser dividida pra quem quer trabalhar, plantar ou criar rebanho. Entre uma frase e outra o idoso era tomado por dolorosos acessos de tosse, O padre não acha que dei exemplo prum monte de filhos-da-mãe que anda por aí?João de moralles pereyra a cada frase dita surpreendia ainda mais o religioso socorrista,As pragas e as ervas daninhas comendo e matando a terra, os campos se tornam improdutivos, mas eles não levantam os moirões pra quem quer trabalhar. Le digo uma coisa: essa mesquinharia não vai resolver nada! Um dia aqueles que não têm terra pra produzir alguma coisa entram de roldão e tomam ela à força, pode escrever isso, meu padre.

Em verdade, o sacerdote não estava envergonhado. Constrangia-lhe a alma, isso sim, o desmedido conflito entre os dogmas da santa madre igreja quanto às lúbricas incursões do coronel e os consequentes frutos destas. Frei jose joaquín lembrou-se, quando seminarista, da personagem don juan, a obra de molière que lera para um trabalho sobre a devassidão e a moral da humanidade. Segundo os cânones, a relação adulterina é uma afronta aos mandamentos do divino criador, passível de excomunhão. Assim, poderia ele, sem qualquer embargo às leis celestiais, ungir o doente com os últimos sacramentos?  Por outro lado, o coronel dera provas de ser um homem dotado de extremo senso de justiça e generosidade.

Os minutos pareceram ao frade conter o peso de séculos. Transpirava e as gotas do suor confundiam-se com as réstias das de chuva que ainda escorriam pelos cabelos e faces. À sua frente jazia um homem a quem os males contraídos não se apiedaram em permitir-lhe sequer os últimos resquícios da dignidade. Frei jose joaquín cerrou os olhos e em tom resoluto determinou, Poupe-se, coronel, ouçamos as palavras de deus, através de seu único filho, jesus cristo, nosso senhor. Elas são o bálsamo para o nosso espírito em sofrimento. O orgulho do moribundo veio à tona, O seu deus que me desculpe, não sou homem de frescuras. E además quem lhe chamou foi a ‘ritoca’! Cerrou um dos esquálidos punhos e o levou ao peito, Sou duro pra me entregar, já me basta o castigo de saber que vou morrer em cima de uma cama. Mirando diretamente os olhos do franciscano afirmou, Le garanto, meu bom padre, muito vivente ainda se vai antes de mim! A resignação e a paciência do religioso eram ilimitadas,É da vida, coronel. O olhar que o combalido ancião novamente dirigiu a frei abadía traduzia sua descrença, Da vida nada, padre… Após tomar novo fôlego o enfermo desabafou, Tenho um filho médico que todas as manhãs se dá o trabalho de vir lá do alegrete e me enterra de duas a três injeções… — tornou a resfolegar. Foi com muito esforço que completou, Que deboche! Meu pai morreu nos campos de batalha perfurado por três lanças paraguaias no peito— expressando um esgar de dor o coronel concluiu — …e eu com a bunda que é uma peneira por causa das injeções do doutor toninho pereyra…

Neste momento o velho e legendário coronel foi acometido por uma hemoptise.

Sete dias após ter dito confissão e recebido a unção dos enfermos o coronel entrou em coma.

Comentários

Comentários