Oficina de compostagem é realizada pela Emater/RS-Ascar de Três Cachoeiras
A oficina teve como tema a compostagem, sendo repassada às crianças a ideia de aproveitamento do lixo orgânico para a confecção de adubo para ser utilizado nas hortas e pomares domésticos.
Segundo a agrônoma e chefe da Emater/RS-Ascar em Três Cachoeiras, Emiliana Cordiolli, a produção de compostos orgânicos tem como objetivos preservar a natureza, evitar a poluição e contaminação, melhorar a estrutura biológica do solo e reduzir desperdícios dentro da propriedade, entre outros.
Emiliana ressalta que o composto deve ser preparado em camadas intercaladas de resíduos orgânico (restos de comida, cascas de frutas, legumes, borra de café, erva-mate, esterco, etc.) e camadas de restos vegetais como palha, grama, folhas de varredura ou terra.
Durante a oficina, a turma construiu uma composteira de tijolos para, de acordo com a agrônoma, que os rejeitos e restos de alimentos da cozinha do próprio colégio sejam depositados nesse local para compostagem. Além disto, os alunos vão aplicar esse modelo de composteira em suas propriedades.
As composteiras podem ser construídas com diferentes materiais, como tijolos, de taquaras e madeiras, entre outros disponíveis na propriedade, esclarece o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Micael Machado.
A oficina foi acompanhada pelo Monitor do Mais Educação, Marcelo Nunes Vieira.