Osório foi sede da segunda Classificatória de Laço do ciclo 2013
A precisão e a técnica dos competidores de uma das mais tradicionais provas montadas do sul do país foram os atrativos do evento realizado entre os dias 12 e 13 de maio em Osório/RS. Neste período o município foi sede da segunda Classificatória de Laço do ciclo 2013, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Reunindo laçadores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, a prova teve a primeira passada eliminatória realizada com grande sucesso. Além da vaga, os vencedores de todas as armadas e os melhores de cada categoria também disputam a premiação em dinheiro oferecida pela ABCCC. Competiram na primeira fase da classificatória 43 duplas no Crioulaço, dez conjuntos no Laço Criador, quatro participantes no Laço Feminino e um Veterano.
Durante a manhã, a programação teve início com as categorias especiais. Único inscrito na Veterano, Vilmar da Silva Ferreira montou Espoleta da Anita e garantiu o título. Já no Feminino, a primeira colocação ficou com Franciele Muller da Costa montando Bondosa da Shambala. As demais colocações da categoria serão definidas na final do domingo.
Desfile de bandeiras marca a abertura
No início da tarde do sábado foi realizada uma cerimônia de abertura da Classificatória, com desfile dos participantes. Entraram em pista representantes da ABCCC e dos apoiadores da disputa, o Núcleo Litoral Norte de Criadores de Cavalos Crioulos e a Prefeitura de Osório, além dos ginetes da prova.
O prefeito do município, Eduardo Abraão, desfilou e fez questão de parabenizar a organização do evento, salientando que a sua realização é muito importante para a cidade de Osório e para a manutenção da cultura e da tradição na região. Também presentes no evento, o coordenador da subcomissão de Crioulaço, Lúcio Stacowski, e o integrante da Comissão de Provas Funcionais, Luis Rodolfo Machado, representaram a Associação e agradeceram o apoio do Núcleo e da prefeitura.
No final da tarde aconteceu a abertura da gineteada, com uma solenidade, entrada dos tradicionalistas na pista, manifestação do prefeito Abrahão e o pedido de proteção à Nossa Senhora Aparecida aos ginetes.
A prova
Em nível excepcional, a prova exigiu muito dos laçadores e encerrou premiando àqueles que conseguiram superar, além dos fortes concorrentes, o gado corredor e o vento característico da região do Parque Eólico do município, localizado ao lado do Parque de Rodeios Jorge Dariva. Ainda assim, a disputa foi um verdadeiro espetáculo, com pouquíssimas armadas passando em branco.
Os vencedores, além de garantir a vaga na decisão da modalidade que acontece em Esteio/RS, em agosto durante a Expointer, também receberam importante premiação em dinheiro que, no total, somou R$ 35 mil. Competiram na classificatória 43 duplas no Crioulaço, dez conjuntos no Laço Criador, quatro no Laço Feminino e um Veterano.
Os jurados da disputa foram José Clóvis Gomes do Amaral, Luciano Santos, Evaldo Reis, Luis César Alves e Cirangelo Cardeal. Já os responsáveis por narrar a disputa foram Fernando Alves, Eneron dos Santos e Weslei Oliveira. A Classificatória foi organizada pela ABCCC com o apoio do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte da Prefeitura de Osório.
Os técnicos da ABCCC que supervisionaram o evento, Romeu Koch e Jaime Bica de Freitas, concederam o Selo de Raça à égua Trinca de San Diego, do criador Diego Borges Peixoto. As próximas etapas classificatórias da modalidade estão agendadas para ocorrer em Lapa/PR, de 23 a 26 de maio, e em Campo Grande/MS, entre 11 e 14 de julho.
Resultado
LAÇO VETERANO
Campeão
Vilmar da Silva Ferreira montando Espoleta da Anita.
LAÇO FEMININO – Troféu Eroci Viana Raupp
Campeã
Franciele Muller da Costa montando Bondosa da Shambala.
Vice-campeã
Luiza Stacowski montando Valdeci da Querência.
LAÇO CRIADOR
Campeão 3 Armadas
Lúcio Stacowski montando Valdeci da Querência.
Campeão 4 Armadas
Junior Valim montando EJV Dama Gaúcha.
Campeão 5 Armadas
Tiago Pereto montando Jóia Rara de São Cristovão.
Campeão Laço Criador
Junior Valim montando EJV Dama Gaúcha.
CRIOULAÇO
Campeão 7 Armadas
Henrique Oliveira, montando Nora do Galpão Grande e Gustavo Foques montando, Palmeira da São Sebastião.
Campeão 8 Armadas
André Machado, montando TAF Cacique e Gilson dos Santos, montando Kananga de Santa Odessa.
Campeão 9 Armadas
Marcelo Gama, montando Guarú 81 do Cerro Velho e Lucas Perez, montando Discípulo da IF.
Campeão 10 Armadas
João Pedro Bruneto, montando Amorosa da Maroca e Diogo Medeiros montando, Aparecida da Garibaldi.
Campeão do Crioulaço
João Pedro Bruneto, montando Amorosa da Maroca e Diogo Medeiros, montando Aparecida da Garibaldi.
André Machado, montando TAF Cacique e Gilson dos Santos, montando Kananga de Santa Odessa.