Osório poderá ter escritório da Funai
O município de Osório, poderá em breve, tornar a ser a cidade pólo na região. O passo da vez é o das políticas públicas. Osório poderá em breve ter um escritório da Funai (Fundação Nacional do Índio).
“Atualmente há um funcionário da Funai que percorre o litoral. Ele circula fazendo atendimento, porém sem estrutura. Acreditamos que deveríamos ter um escritório local, e dentro desta identificação o melhor local seria Osório. Ele seria um escritório da Funai para atendimento dos índios de toda esta região”, disse o técnico agrícola da Funai Jaci Sbarbelotto.
Uma reunião no gabinete do Prefeito em exercício Kalu Anflor foi o passo inicial para a formalização do pedido. O Prefeito concordou com a construção do escritório e sugeriu que fosse protocolado o pedido.
A construção do posto será realizada com recursos do Dnit, que possui um convênio com a Funai. No Estado, existem apenas duas etnias de índios, os Caigangues e os Guaranis. A função do escritório será a de atender os índios guaranis, que vivem nessa região.