Participação na Votação de Prioridades atinge 14% dos eleitores gaúchos - Litoralmania ®
Geral

Participação na Votação de Prioridades atinge 14% dos eleitores gaúchos

A participação de 1,13 milhão de gaúchos na Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012 é equivalente a 14% do total de eleitores do Estado. O número foi classificado como “espetacular” pelo governador Tarso Genro, durante anúncio da totalização da apuração, na manhã desta quinta (18).

De acordo com estudiosos do tema da participação, este percentual é considerado altamente significativo. “Esses valores de participação que atingimos são muito expressivos, eu diria até surpreendentes. O interesse do povo gaúcho neste tema é muito grande, considerando que é um processo facultativo e para definições que não estão relacionadas a eleições de fato”, avalia Pedro Bandeira, doutor em Ciência Política e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Bandeira pesquisa os sistemas de representação e articulação regionais.

A relação do número de eleitores que votaram em cada município do Estado está disponível no arquivo em anexo. Para o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, a adesão da população gaúcha ao processo demonstra “o fortalecimento da relação do Governo do Estado com os municípios”. O goverandor Tarso Genro também observou que a atuação dos Coredes é reconhecida como fundamental na construção do Sistema de Participação Popular e Cidadã.

Três municípios tiveram mais de 70% do eleitorado participante

Entre os números que chamam a atenção na totalização da Votação de Prioridades, estão três municípios que tiveram mais de 70% do eleitorado participando do processo. Todos ficam na região do Corede Médio Alto Uruguai:
Pinheirinho do Vale – 85,59%
Taquaruçu do Sul – 79,1%
Vista Alegre – 71,1%

Pela internet, os municípios que tiveram o maior percentual de votação eletrônica foram:

Picada Café (Hortênsias) – 47%
André da Rocha (Campos de Cima da Serra) – 40,78%
Ipê (Campos de Cima da Serra) – 25,77%

Entre os projetos mais votados nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), as áreas predominantes são para investimento em Saúde, Educação e Segurança. A definição dos projetos que receberão recursos do Orçamento 2012 passa agora por uma análise técnica, que considera o valor total de verba para cada região, e o valor necessário para a execução de cada projeto. O número de votos por projeto será divulgado nesta sexta (19).

Comentários

Comentários