Pescador de Imbé recebe barco financiado pelo Pronaf
O ato formal da entrega contou com a presença do prefeito Pierre Emerim, do chefe do escritório da Emater de Imbé, Lino Moura, do secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Pedro Terra Leite, do gerente da agência de Imbé do Banco do Brasil, Mario José Schneider e do vereador Catarina (PT).
O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e pescadores artesanais. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais. Para financiamentos de até 10 mil reais a taxa de juros é 1% ao ano e tem prazo de até 10 anos para pagamento do financiamento. Para acessar o crédito, o primeiro passo é procurar o Escritório da Emater para a elaboração do Projeto Técnico.
O Escritório da Emater de Imbé está elaborando propostas de crédito para a atividade pesqueira para incrementar estas atividades. As prioridades são compra de barcos, motores de popa, materiais de pesca e armazenamento e beneficiamento de pescado. Já foram elaborados 26 projetos para pescadores de Imbé somente em 2013, sendo que a maioria já foram contratados em parceria com o Banco do Brasil e Badesul.
Além de melhorar as condições de pesca, os projetos tem gerado emprego e renda na fabricação de barcos pela empresa Multifibras que está construindo barcos com tecnologia ajustada às necessidades dos pescadores de Imbé.