PIM patrulhense participa de pesquisa da USP
A Universidade de São Paulo, através do Núcleo de Estudos da Violência está desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para a criança e adolescente. A Universidade está acompanhando trabalhos desenvolvidos por programas que atuam nesta área, como por exemplo, o Primeira Infância Melhor PIM, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Apenas dois municípios foram selecionados pela Universidade para a aplicação da pesquisa: Santo Antônio da Patrulha e Teutônia. Na semana passada o prefeito Daiçon Maciel da Silva esteve reunido com os pesquisadores da USP – Renato Antônio Alves e Aline Gomes, representantes do grupo técnico do PIM do Governo do Estado, de Santo Antônio e Teutônia. Na ocasião os pesquisadores explicaram a metodologia do estudo. Conforme Alves os dois municípios gaúchos foram escolhidos porque contem equipes com maior comprometimento e resultados e com melhores condições para aplicabilidade da pesquisa.
O PIM é um programa do Governo do Estado que em parceria com o Município trabalha o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos, acreditando que a formação das mesmas se dá nos primeiros anos de vida.
Em Santo Antônio 11 visitadoras atuam semanalmente a domicílio e com palestras em grupos nas comunidades do bairro Assis Brasil, Cartucho, Bom Princípio, COHAB, Vila Rica, Menino Deus, Saibreira, Santa Terezinha e Madre Teresa. Hoje recebem atendimento 215 famílias, 258 crianças. Atualmente as Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social são as que estão envolvidas diretamente no programa.
O prefeito destacou o PIM como um dos programas mais importantes, pois atua com gestantes e com bebês e estudos já comprovaram que é nesta fase da vida que são formadas as principais características da personalidade do ser humano. O prefeito também destacou o trabalho do PIM de Santo Antônio que é reconhecido na região, pelo Governo do Estado e agora, no país.