Planos e mudanças: uma jornada pessoal com Dr. Sander Fridman
Nossa atenção e atitudes são cada vez mais intensivamente disputadas por pessoas, empresas e grupos, em busca de lucros ou adesões.
Nossas chances de sucesso e satisfação serão bem maiores se nossas motivações para mudança forem, de fato, pessoalmente relevantes.
“Conheça-te a ti mesmo, e conhecereis o Universo e os Deuses”, ensinava Sócrates como primeiro passo na escolha das boas lutas, e na resistência aos que tentam nos dirigir contra nosso interesse genuíno.
Uma conquista muito acalentada costuma exigir esforços sistemáticos – a que chamamos de DISCIPLINA, quando persistimos mesmo sem vontade ou prazer para alcançar finalmente a mudança ou prêmio almejados.
A DISCIPLINA converte-se progressivamente em HÁBITO, quando se suaviza o esforço exigido para não desistir nem fraquejar.
Com o tempo, sucede-lhe a fase da NECESSIDADE: um vazío, um incômodo, uma falta que se impõe se não persistimos com as estratégias e atitudes de luta e que se tornaram parte importante de nosso dia-a-dia.
A esta altura, será máxima a chance de eventualmente alcançarmos os resultados decorrentes de nossas sabias escolhas e estratégias!
Paixão, bom planejamento, disciplina-hábito-necessidade: um caminho seguro para resoluções bem sucedidas?