Polícia divulga motivação e prende acusado de incêndio que queimou mais de 100 carros em Capivari do Sul
A Polícia Civil elucidou a autoria e a motivação do incêndio criminoso, ocorrido no dia 12 de novembro de 2021, no pátio do CRD/DETRAN, em Capivari do Sul.
Na ocasião cerca de 117 veículos foram destruídos pelo fogo.
Segundo o delegado João Henrique Gomes, responsável pelos expedientes da Delegacia de Capivari do Sul, após o esgotamento de várias diligências policiais, a investigação foi concluída com o indiciamento de uma pessoa, o qual acabou confessando em seu interrogatório a prática da infração penal, bem como indicando os motivos, devidamente formalizados e instruídos no expediente policial.
O acusado teve o veículo apreendido, como não conseguiu restituição, resolveu retaliar o local, segundo a Polícia Civil.
Ainda segundo o delegado Gomes, o investigado foi indiciado pelo crime de incêndio criminoso majorado, cuja pena máxima é de seis anos, aumentada de 1/3, diante da majorante, por se tratar de espaço de uso público.
O delegado ainda ressaltou o empenho dos policiais civis lotados daquela delegacia, fundamental para o esclarecimento dos fatos e uma pronta resposta à comunidade, com a identificação e responsabilização do autor do fato.
O caso
Bombeiros foram mobilizados na madrugada desta sexta-feira para combater por várias horas um incêndio no Centro de Remoção e Depósito (CRD), credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), em Capivari do Sul.
O local fica situado na rua Pedro Faustino Nunes, na área central da cidade.
O efetivo do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros de Balneário Pinhal (Scab) também prestou ajuda para conter as chamas.
Não houve feridos.
A Polícia Civil abriu inquérito e, entre outras diligências, analisa imagens de uma câmera de monitoramento nas quais aparecem dois indivíduos em uma moto que jogam um coquetel molotov para dentro do pátio, onde estavam recolhidos os veículos.
O DetranRS divulgou uma nota oficial na manhã desta sexta-feira. A autarquia informou que “aguarda realização de perícia para confirmação das proporções e identificação dos veículos atingidos” e que “as circunstâncias do incêndio estão sendo apuradas pela Polícia Civil”.
No comunicado, o DetranRS e o CRD de Capivari do Sul farão “o levantamento detalhado dos bens atingidos e da situação de cada um deles”.
Sobre indenização ao proprietário, a autarquia esclareceu que “os pedidos de ressarcimento devem ser feitos individualmente através dos canais oficiais do DetranRS e serão analisados conforme o histórico do veículo”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp