Um policial civil baleado na cabeça durante um confronto armado no sábado (22) em Rio Grande, no litoral Sul do Rio Grande do Sul, está se recuperando bem.
O estado de saúde do agente, de 29 anos, é considerado estável após uma cirurgia para retirada de projéteis.
A informação foi confirmada no domingo (23) pela delegada regional Lígia Furlanetto.
O confronto ocorreu por volta das 17h, quando o policial trocou tiros com um homem de 23 anos, um criminoso foragido.
O embate aconteceu em frente à residência onde o suspeito morava.
Durante a troca de tiros, tanto o policial quanto o bandido foram atingidos.
O agente recebeu atendimento médico imediato e passou por cirurgia no mesmo dia, com sucesso. Já consciente, ele se comunica normalmente e não corre risco de vida.
O criminoso, que também foi baleado no abdômen e na região genital, precisou de atendimento hospitalar e passou por uma intervenção cirúrgica para retirada dos projéteis.
Segundo a delegada, ele também está em estado estável.
Operação policial e captura do foragido
A Polícia Civil já vinha monitorando o homem, que estava foragido e é suspeito de integrar um grupo criminoso organizado.
De acordo com o delegado Cleber Lima, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a captura do criminoso era considerada uma prioridade para as forças de segurança do estado.
O homem, que já possuía antecedentes por homicídio, tortura, roubo de veículo, ameaça, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e coação no curso do processo, foi autuado por tentativa de homicídio contra os agentes de segurança.
Além disso, armas apreendidas com ele serão submetidas a perícia para análise.
O caso reforça o cenário de risco enfrentado diariamente pelos policiais civis na luta contra o crime organizado no Rio Grande do Sul.