Prazo para parcelamento de IPVA encerra-se na quinta-feira
Os proprietários de veículos que quiserem parcelar o IPVA devem pagar a primeira parcela até esta quinta-feira (31). O parcelamento pode ser feito em até três parcelas, com o desconto de 5% até 31 de janeiro, 3% de 1º a 29 de fevereiro, e 2% de 1º a 31 de março. Para quem tiver direito ao desconto pela Lei do Bom Motorista o desconto máximo sobre a primeira parcela pode chegar até a 19,2% (ver tabela abaixo). Até sexta-feira (25) já haviam sido arrecadados R$ 341,1 milhões com IPVA, somando os 707,8 mil pagamentos integrais e os 55,5 mil parcelados.
Para pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, e assim aderir ao parcelamento, o contribuinte deve se dirigir a um dos bancos credenciados, Banrisul, Bradesco ou Banco do Brasil, este apenas para clientes. A solicitação pode ser feita pela Internet ou nas máquinas de auto-atendimento, informando o Renavam e a placa do veículo, ou direto nos caixas das agências dos bancos credenciados, com a apresentação do documento de propriedade do veículo ou da carta enviada pela Secretaria da Fazenda.
O diretor adjunto da Receita Estadual, Claudionor Martins Barbosa, lembra que o prazo para pagamento com desconto de 5% para a parcela única também encerra-se no dia 31. “Em fevereiro e março ainda há oportunidade para pagamento com desconto, de 3% e 2%, respectivamente, porém só sobre o valor integral do imposto”.
A partir de abril, inicia-se o pagamento por placas, apenas com o desconto da Lei do Bom Motorista.
Pagamento parcelado
Em três vezes entre janeiro e março, com descontos respectivamente de 5%, 3% e 2% sobre a parcela, mais o desconto da Lei do Bom Motorista. O parcelamento deve ser iniciado até 31 de janeiro.