Prefeito de B. Pinhal recebe Medalha Atlântico Sul
O evento homenageou ainda PMs do policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental, aéreo, bombeiros, salva-vidas, projetos sociais e demais atividades de apoio empregadas na 42ª Operação Golfinho. Também foi realizada uma homenagem especial in memoriam aos salva-vidas e soldados Marcelo Braz Gomes e Rafael Souza Pereira.
As condecorações foram entregues à esposa do soldado Marcelo, Josiane Ribeiro Gomes, e aos pais do soldado Rafael, João Batista Teixeira Pereira e Leonice de Fátima Terra Souza.
Salvamento
A medalha Mérito Atlântico Sul, criada em 2009, tem o objetivo de distinguir militares, policiais militares, civis ou entidades que, no exercício de suas atividades, tenham contribuído para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Operação Golfinho da Brigada Militar. Também homenageia aqueles que tenham se sobressaído nas atividades de salvamento de pessoas no mar, bem como tenham atuado em operações de significativa e reconhecida importância para a sociedade.
O chefe do Estado-Maior da BM, coronel Valmor Araújo de Mello, também foi homenageado, e recebeu do comandante do CRPO Litoral uma lembrança pela realização da 42ª Operação Golfinho. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da dedicação dos policiais militares em todas as atividades desenvolvidas pela Corporação ao longo da 42ª Operação Golfinho. O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus, destacou o papel essencial da Brigada Militar para garantir que a população do litoral e também os turistas possam trabalhar e descansar com tranquilidade.
Participantes
A solenidade teve também a presença do assessor superior do governador e coordenador do programa Verão Numa Boa, Rodrigo Oliveira; do comandante do Comando de Órgãos Especiais, coronel Manoel Vicente Ilha Bragança; do comandante regional de Polícia Ostensiva do Litoral, coronel Altemir Folgiarini Ferreira; do diretor do Departamento de Informática, coronel Leonel da Rocha Andrade; do comandante do Comando Ambiental, coronel Carlos Magno Schwantz Oliveira; do comandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, tenente-coronel Paulo Ricardo Garcia da Silveira; do comandante regional dos bombeiros (9º CRB), tenente-coronel Rogério da Silva Alberche; entre outras autoridades civis e militares.