Geral

Prefeitura busca solução para as obras na Manoel Fortunato de Souza em Torres

Preocupadas em dar uma solução para o processo das obras na Rua Manoel Fortunato de Souza, Prefeitura e Corsan reuniram-se dia 3 de setembro na busca de uma saída eficiente para esta execução. Durante a obra surgiram dificuldades resultantes da ligação do esgoto cloacal doméstico ao esgoto pluvial da Rua. Após o encontro promovido pela prefeita Nílvia Pinto Pereira com representantes da Corsan local e regional foi definido que deverá haver mais agilidade na realização da obra. A iniciativa vai atenuar da melhor maneira possível os transtornos provocados e deve contemplar o anseio dos moradores.

Na reunião que ocorreu no gabinete da prefeita Nílvia e que contou com a participação do Superintendente Regional da Corsan, Osvaldo Paiva, e o responsável local, Sílvio Siqueira, foi explicado por Siqueira que a obra em andamento na Rua Manoel Fortunato de Souza foi inicialmente projetada para ser feita pela Corsan em convênio com a Prefeitura Municipal com a colocação de rede coletora de esgoto complementares nas bacias já existentes, totalizando aproximadamente 2 mil metros. A obra se apresentou mais difícil do que o planejado pela dificuldade no rebaixamento do lençol freático que necessita escavações de 2 a 4 metros na sua extensão de solo muito úmido próximo ao valão e do rio Mampituba.

A solução encontrada foi a construção de uma rede coletora de esgoto principal, uma obra maior que exige mais escavação e tempo de cura na colocação das caixas, grandes e pesadas, que se não esperado o tempo de ajuste, tem que ser refeito todo o trabalho novamente. Após o assentamento e testagem da rede coletora de esgoto principal, cada casa receberá uma caixa de calçada podendo assim o proprietário do imóvel ligar seu esgoto corretamente.

O responsável pela Corsan local continua explicando que a Companhia fez um contrato especial com a empresa EML especializada neste tipo de procedimento, devido ao complexo da obra que exigiu maquinário e mão de obra adequada. A EML ficou responsável por colocar tubulações de água, ramais novos, rede pluvial, retirada de todo calçamento e colocação de asfalto nas vias. Destaca que a Corsan está dedicando especial atenção à obra e que ao se concretizar, servirá de modelo para outras obras que serão realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Torres.

Siqueira explica que a obra em questão, é de grande complexidade pois estaremos trabalhando com grandes profundidades além de preservarmos a infraestruturas existentes nas vias. “Infelizmente, obras desse tipo provocam um certo transtorno nos arredores, o que ocorre até mesmo nas obras realizadas em nossas casas”. Ele apontou outros empecilhos que tiveram que ser sanados, levando em conta as tubulações pluviais, luz e telefone existentes e os esgotos clandestinos, além das variações climáticas que não favorecem a secagem necessária. Ele concluiu dizendo que se mostra satisfeito com a reação dos moradores da Rua Manoel Fortunato de Souza que reconhecem as dificuldades e se mostram parceiros na solução das mesmas.

Comentários

Comentários