Preocupante cenário traz risco de tempo muito severo ao RS
Não se pode afastar o risco de temporais isolados nesta terça em nenhuma região gaúcha, afinal se espera que haja instabilidade em quase ou todo o Estado no decorrer do dia.
Os mais recentes dados da madrugada desta terça mantiveram a tendência de altos volumes de chuva no decorrer do dia de hoje no Centro, Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, mas, especialmente, na Metade Norte.
O risco alto de temporais (alguns de forte intensidade em pontos isolados e com potencial de danos) segue para o Norte gaúcho, mas será maior sobre Santa Catarina e o Paraná.
Vários dados indicam um risco muito elevado de tempo severo para a próxima noite na região Leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, com risco de chuva muito forte, ventania e raios freqüentes.
Persiste ainda o risco de vento forte na noite de hoje e na próxima madrugada entre a Grande Porto Alegre, parte Norte da Lagoa dos Patos, a Serra e o Litoral Norte. A boa notícia é que o modelo Europeu, que ontem era extremado no indicativo de vento, na saída da madrugada de hoje reduziu muito a velocidade projetada e se aproximou do que era indicado pelo modelo norte-americano.
Também a área costeira de Santa Catarina, o que inclui Florianópolis, deve estar atenta ao risco de rajadas de vento forte na próxima noite e madrugada.
Por conta do ingresso de ar mais frio, o vento Sul deve soprar com rajadas por vezes fortes nesta quarta no Sul e no Leste gaúcho e no Leste de Santa Catarina.