Procon autua agências do Banco do Brasil
O Procon do Distrito Federal autuou hoje (1º) cinco agências do Banco do Brasil por fazerem os clientes esperarem mais de 30 minutos na fila para atendimento no caixa.
De acordo com Ildecer, o tempo de espera previsto em lei normalmente é de no máximo 20 minutos, em dias normais. Nos primeiros dias do mês, quando são creditados os pagamentos e vencem as contas das concessionárias de serviços, ou após os feriados prolongados, a tolerância para a espera na fila é de no máximo 30 minutos.
O Código de Defesa do Consumidor prevê multa aos bancos que não oferecerem bom atendimento, que vai de R$ 212 a R$ 3,193 milhões. O valor é estipulado de acordo com o patrimônio da instituição e o grau de prejuízo ao consumidor.
Ildecer Amorim disse que apesar do primeiro dia do mês de ser um dia típico de muito movimento, os bancos podem lançar mão da alternativa de oferecer senhas fixando o horário para os clientes, sem prejuízo do funcionamento normal dos caixas.
A diretora do órgão, Ildecer Amorim, informou que há três meses também autuou outras agências do BB pela demora excessiva no atendimento aos clientes.
As instituições autuadas podem recorrer ao Conselho do Procon, e em última instância às varas cíveis.