Professores de Língua Portuguesa participam de formação continuada
Também está prevista para este ano, através do Pró-letramento, a formação continuada para os professores de Matemática.
“Os encontros de formação continuada proporcionam dinâmicas de interação entre os professores em sua prática docente e contribuem para o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional”, explica a tutora do programa.
Em novembro passado, ela recebeu a primeira capacitação, e agora multiplica o conhecimento com demais professores da rede. O programa tem carga horária de 120 horas para formação do tutor e 120 para capacitação dos demais docentes, divididos em módulos de 40 horas/aula.
A Secretaria da Educação investe ainda na formação continuada dos professores das outras disciplinas do Ensino Fundamental, da Educação Infantil e demais profissionais que atuam na rede municipal de ensino.
A capacitação constante tem contribuído para o aperfeiçoamento profissional e resultado na melhoria dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino. Para isso, investimos tanto em infraestrutura quanto em aprimoramento profissional”, conclui.
O Pró-letramento é um programa de formação continuada do Ministério da Educação e Cultura destinado especificamente aos professores das series iniciais para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/es crita e matemática. Ele oferece oportunidades para a discussão de questões prático-teóricas das disciplinas a e também de ações pedagógicas do professor em sala de aula. O objetivo é subsidiar a reflexão permanente sobre a prática docente, além de fortalecer a formação teórica dos profissionais. No Estado, 118 municípios foram selecionados para participar do programa.
No litoral Norte participam Torres, Arroio do Sal, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Maquiné.