Projeto quer institucionalizar o Proerd
O Proerd-RS – baseado no Programa Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) – em 10 anos de atuação atingiu 187 municípios do Rio Grande do Sul, sendo desenvolvido em 1054 escolas da rede pública estadual, municipal e rede privada, tendo orientado 539.281 crianças de séries do Ensino Fundamental.
Oliveira defende a necessidade de tornar o Proerd um programa de governo, porque “o sucesso comprovado em 10 anos de execução pela Brigada Militar comprova a eficácia da prevenção como ação inibidora do consumo de drogas licítas e ilícitas, e justifica a necessidade de instituí-lo por meio de uma lei estadual, transformando o mesmo em uma política pública de combate às drogas.”
Maior abrangência
O PL prevê que a organização e o gerenciamento do Proerd permaneçam exclusivamente com a Brigada Militar, mas permite que a mesma capacite voluntários do quadro de policiais militares inativos e da sociedade em geral.
Também amplia a abrangência do Proerd, possibilitando que entidades da sociedade que atendem a jovens e crianças possam se cadastrar junto à Brigada Militar para adotar o programa.
“Queremos que o programa possa ser desenvolvido inclusive em séries do Ensino Médio, por meio de metodologia adequada às idades. O reconhecimento do valor agregado pelo Proerd às escolas e às vidas dos estudantes e suas famílias, e consequentemente às comunidades a que pertencem, e o sucesso de sua ação preventiva em relação às drogas e à violência, reforça a necessidade de torná-lo permanente, independentemente de diretrizes administrativas e de governos”, explicou o deputado.