Vida & Saúde

PSF do bairro Caravágio realiza pesquisa com a linhaça em Osório

Um projeto inovador está melhorando a saúde de moradores do bairro Caravágio, no município de Osório. Desde julho deste ano, o Posto de Saúde da Família – PSF, do bairro Caravágio, em Osório, através de um projeto criado pela agente comunitária do bairro, Maria Regina Teixeira, criou o Grupo da Linhaça. Trata-se de uma pesquisa que introduz na alimentação a linhaça, uma semente que, após triturada e misturada na comida, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, diminuindo os riscos de desenvolver doenças como o diabetes e as doenças cardíacas.

Os encontros reúnem 60 pessoas, entre adultos e idosos, e abordam temas sobre a alimentação saudável e a utilização da linhaça para a redução das taxas do colesterol e triglicérides. Para participar do grupo, o programa exige que todos os participantes devam ser do bairro e tenham altos índices de colesterol, triglicérides e diabetes, para que possam receber as orientações. A linhaça é um complemento à alimentação do grupo, não inteferindo nos seus tratamentos médicos quanto a doenças como o diabetes e a hipertensão.

No projeto, o grupo se encontra uma vez por mês, participa de palestras, recebe instruções de como utilizar a linhaça e os integrantes são avaliados clinicamente. Ao final de cada palestra, os participantes recebem pacotes de linhaça, que são oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde. Ainda são solicitados os exames para cada integrante, para que seja feito o acompanhamento dos benefícios do grão à saúde de cada morador.

O projeto é acompanhado pelos profissionais do PSF, como a nutricionista Karine Rabaiolli  que já observou melhorias na saúde do grupo da linhaça. “Nesta fase do projeto é que estamos avaliando o efeito do uso da linhaça nesses níveis glicêmicos e de colesterol. Mas através de alguns exames que foram entregues, já pudemos observar o benefício na redução dos níveis bioquímicos e também na perda de peso e o controle da diabetes”, destacou Karine.

Para a aposentada Elenita Boeira de Castro da Silva, de 57 anos, participar do grupo tem sido produtivo. “Notei a diferença com a linhaça na minha alimentação, pois estou perdendo peso”, comentou Elenita. O grupo da linhaça ainda reúne agentes comunitários, médico, enfermeiro, nutricionista e psicóloga e membros da equipe da Secretaria Municipal da Saúde, como o próprio secretário, Eduardo Abrahão. Os encontros ocorrem mensalmente, às sextas-feiras, a partir das 14h. O próximo ocorrerá no dia 15 de outubro, no Conselho Comunitário do Bairro Caravágio. Confira, abaixo, uma receita feita a partir da linhaça:

Pão Integral

Ingredientes:

2 copos de água morna;

2 ovos;

1 colher sopa cheia de fermento fresco;

½ copo de óleo;

1 colher (sobremesa) de sal;

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;

1 xícara de aveia em flocos;

1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo;

1 xícara cheia de farinha de linhaça;

2 copos de farinha de trigo integral;

Farinha de trigo até dar o ponto;

Modo de Preparo:

Em uma vasilha misture o fermento com o açúcar;

Acrescente os outros ingredientes;

Em uma superfície lisa e enfarinhada sove bem a massa;

Deixe crescer até dobrar de volume;

Modele os pães e coloque em forma forrada com papel manteiga;

Deixe crescer novamente;

Leve ao forno.

Comentários

Comentários