Quem matou a inocência das crianças? Sergio Agra
Estreou neste 25 de novembro, “Cold Case: Who Killed JonBenét Ramsey?” (“Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey?”) um dos casos criminais mais intrigantes da história dos Estados Unidos. O documentário busca lançar novas luzes sobre o assassinato que chocou o país na noite de Natal de 1996, em Boulder, Colorado.
Quase três décadas se passaram desde que JonBenét Ramsey, uma pequena rainha de concursos de beleza com apenas seis anos, foi encontrada morta no porão de sua casa.
Inicialmente relatada como desaparecida pelos pais, John e Patsy Ramsey, após o recebimento de uma nota de resgate, a descoberta do corpo da criança desencadeou uma investigação repleta de falhas e teorias conspiratórias.
Desde então, o caso tem sido objeto de especulação intensa e inúmeras produções midiáticas.
Erros cruciais marcaram a condução do caso. Desde a falha em isolar a cena do crime até a remoção acidental de evidências importantes. Assim, as as autoridades enfrentaram críticas severas.
Em 2008, Mary Lacy, então procuradora distrital, exonerou oficialmente os Ramseys e o irmão de JonBenét, Burke, eliminando a suspeita pública que pairava sobre eles.
O diretor do documentário, Joe Berlinger, destaca o impacto devastador que essas especulações infundadas tiveram sobre a família Ramsey. “Muitas pessoas pensam que conhecem a história de JonBenét Ramsey e desempenharam o papel de detetive de poltrona por três décadas, muitas vezes apontando o dedo insensivelmente para as mesmas pessoas que sofreram uma perda tão impensável”, afirmou Berlinger em entrevista à Deadline.
A atriz Brooke Shields, de 57 anos, está prestes a lançar o documentário sobre os abusos que sofreu ao longo de sua carreira e revelou que foi obrigada pela mãe a beijar um ator aos 11 anos.
Brooke Shields, estrela de A Lagoa Azul, revelou ter dado seu primeiro beijo aos 11 anos, durante uma cena para o filme Pretty Baby. O fato perturbador é que a sequência foi feita com o com o ator Keith Carradine, de 29 anos.
Mesmo que a Brooke estivesse totalmente ciente do papel que estava interpretando, e percebesse que atuar é fingir, ela era uma garota de 11 anos de verdade, Isto era real. E o impacto disso também. Brooke expressou desconforto durante a filmagem desse momento, mas esse desconforto não foi levado a sério pelo diretor.
No filme controverso, dirigido pelo falecido cineasta francês Louis Malle, Brooke vive uma criança explorada pela prostituição. Em A História de Brooke Shields, que tem ainda relatos sobre a exploração sofrida na indústria e um abuso sexual, Shields confessa que não entende por que sua mãe consentiu que ela estrelasse o longa de Malle e posasse completamente nua para uma revista aos 10 anos de idade.
Qual a ligação entre o documentário “Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey?” e a Brooke Shields de Preety Baby?
JonBenét Ramsey era uma belíssima menina. Embora contasse apenas seis anos de idade, participara e vencera inúmeros concursos de beleza infantil. Era uma criança que o palco e plateia não lhe causavam medo. Por ele transitava e dançava com a desenvoltura de uma adulta, com trejeitos sensuais espantosos. Era, enfim, consciente ou não, a permitida sexualização da menina pelos pais. Isso provocou a ira dos americanos, conservadores e historicamente preconceituosos. Numa apresentação na escola Jonbenét realiza uma performance tocando um saxofone que, aos olhos de uma entrevistada, nada mais era do que uma cena subliminar de masturbação,
Sempre que há um homicídio, antes de se apontar o suspeito ou os suspeitos, pergunta-se: que motivos levaram o autor a cometer o crime?
Assistam a este documentário com três episódios e formulem uma hipótese. Eu formei meu veredito.
Mas fica para uma próxima abordagem.