Reforma da Av. Beira-Mar em Imbé: União libera recursos em trecho atingido por ressaca
O Governo Federal confirmou na edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira (17) o repasse de R$ 740.005,42 ao município de Imbé para execução das obras de recuperação de danos causados pelo ciclone extratropical que afetou parte do calçadão da Avenida Beira-Mar, no Centro, em outubro do ano passado. Na tarde de sábado (18), o prefeito Pierre Emerim e o vice Ique Vedovato receberam o deputado federal Alceu Moreira (PMDB), um dos interlocutores da conquista, no local onde serão realizadas as obras a partir desta semana.
Segundo o chefe do Executivo, o município já concluiu o processo para contratação da empresa que concluirá a Fase C da obra, no trecho entre o Guia Corrente e a Rua Bento Gonçalves. “Uma empresa foi contratada pelo Executivo há um ano para iniciar as obras, mas infelizmente abandonou tudo algum tempo depois. Acionamos todos os mecanismos legais para retomar as obras e, somente agora, conseguimos a liberação deste importante recurso que viabilizará a retomada e a conclusão dos trabalhos”, explica. “Até agora, mesmo com a segunda empresa contratada, o município estava impedido de executar qualquer intervenção. Dependíamos de um expediente técnico da Defesa Civil. Com o recurso liberado, as obras serão retomadas imediatamente e devem ser concluídas nos próximos meses”, complementa.
Já o vice-prefeito comemorou que o cenário para a próxima temporada será diferente do que foi visto no início deste ano. “É mais uma vitória em mais uma das batalhas que travamos. Temos tido um grande apoio do Governo Federal na conquista dos nossos pleitos. Nosso município é turístico, vive do turismo. Passamos a temporada anterior com parte do calçadão numa condição muito ruim. O morador e o veranista que estiverem em Imbé na próxima temporada já perceberão o trabalho sendo executado para melhorar este local”, comenta Ique.
O deputado federal Alceu Moreira também comemorou a conquista. “A União precisa atender diversos municípios e isso, muitas vezes, atrasa a liberação de recursos. Com esforço coletivo a liberação deste importante valor foi concluída. Fazer obra durante a temporada de verão é difícil, mas não haverá aqui em Imbé a imagem do abandono. A obra não foi feita antes porque não era possível, mas será feita agora”, resumiu o parlamentar.
Relembre o caso
Uma forte ressaca causada por um ciclone extratropical atingiu o Litoral Norte gaúcho entre os dias 28 e 29 de outubro de 2016. Em Imbé, os estragos afetaram todos os balneários, especialmente a região central, próximo ao Guia Corrente.
Em menos de um mês, o município concluiu o processo licitatório para contratação da empresa que ficaria responsável pela execução dos reparos na parte destruída pela força da água. Em fevereiro deste ano, no entanto, a Prefeitura notificou a empresa pelo atraso na execução do cronograma, que à época estava com conclusão inferior a 30% quando já deveria ter superado a marca de 60%.
Após diversas notificações e interposição de recursos por parte da empresa, o município rescindiu, em julho, o contrato administrativo. A segunda colocada foi chamada e, a partir de então, empresa e município passaram a aguardar a liberação total dos recursos por parte do Governo Federal para dar continuidade às obras, o que ocorreu na semana passada.