Roteiro turístico valoriza balneário Pinhal
A formatação de um novo roteiro turístico é fator de crescimento econômico dos municípios, além de divulgar atrativos pouco explorados pelos turistas. Com foco nesse objetivo, um grupo de empreendedores participantes do projeto Pólo de Turismo do Litoral Norte Gaúcho, em parceria dos apicultores integrantes do Projeto de Apicultura do Litoral Norte em Balneário Pinhal, elaboraram o roteiro turístico Ecomel. Os destaques são a ecologia e a história do município, com foco na produção do mel. A ação é impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Prefeitura Municipal.
De acordo com a gestora do Projeto Pólo de Turismo Litoral Norte Gaúcho, Camila Ferraz Jacques, a formatação do roteiro turístico de Balneário Pinhal era uma das metas traçadas pelo projeto para o segundo semestre de 2008. A iniciativa está em fase de finalização. “A expectativa é de que possamos apresentar o projeto do roteiro, em caráter experimental, durante o Festival de Turismo de Gramado, que será realizado em novembro, na cidade serrana”, antecipa. Segundo ela, a participação nesse evento também terá por objetivo organizar um Fantour com pessoas de outras regiões do Estado para que possam proceder a uma avaliação sobre as rotas turísticas já definidas.
O roteiro Ecomel foi elaborado com a participação de grupos de artesanato, de gastronomia e de meios de hospedagem do Projeto Pólo de Turismo de Litoral Norte Gaúcho, integrado ao Projeto Apicultura do Litoral Norte Gaúcho, ambos impulsionados pelo Sebrae/RS, com a parceria da Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal. “O Rio Grande do Sul tem se preocupado com as questões turísticas e os empreendedores estão se posicionando nesse setor.
Esse roteiro representa o resultado de um trabalho que vem sendo construído aos poucos”, ressalta. O próximo passo, previsto para 2009, é a busca pela integração intermunicipal entre os roteiros turísticos do Litoral Norte gaúcho. Também estão em fase de finalização os roteiros dos municípios de Arroio do Sal e de Osório.
Segundo Wilson Augusto Melo da Fonseca, coordenador de Projetos da Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal, o roteiro surgiu como uma forma de oferecer aos turistas atrações alternativas às encontradas no município, ainda pouco conhecidas. “Criamos esse roteiro para que pudéssemos ampliar os atrativos oferecidos, especialmente nos períodos de sazonalidade. Ele irá contemplar a parte ecológica e histórica da cidade”, assinala. No verão, a população de Balneário Pinhal passa de 10 mil para 60 mil pessoas.
O proprietário do Restaurante Gabriela, Vilmar Furini, ressalta que o roteiro irá propiciar ao turista a descoberta de novos atrativos. Essa iniciativa, conforme ele, é de fundamental importância para o município, pois é um projeto que busca atrair não apenas os veranistas, mas também aqueles turistas que transitam pelo Litoral, explorando o interior da região.
O roteiro Ecomel, ainda em fase de finalização, contempla os aspectos ecológicos, preocupação com a preservação do meio ambiente e da história da cidade de Balneário Pinhal. O turista terá a oportunidade de conhecer as dunas de fronteiras – localizadas defronte ao mar -, e as dunas de lagoas – encontradas próximas à região de Serra; além de visualizar, de um mirante de seis metros de altura, as lagoas Rondinha e Cerquinha.
O turista poderá conferir também a imagem da padroeira dos apicultores, Santa Rita de Cássia, com cinco metros de altura. O roteiro prevê visitação ao quiosque do mel, para a aquisição de produtos, onde os turistas poderão participar, junto com um apicultor, da coleta do produto. Haverá ainda uma visitação ao Centro do município, passando por monumentos temáticos e pelo túnel verde, formado por eucaliptos, com uma extensão de 3,5 km. O roteiro será acompanhado por uma bióloga e uma historiadora.
Balneário Pinhal destaca-se pela produção de mel, com um diferencial em relação a outros municípios. O mel de Balneário Pinhal é proveniente da florada do eucalipto, que é mais rico em proteínas do que outras variedades encontradas. São produzidas cerca de 5 toneladas de mel por ano no município. Atualmente, Balneário Pinhal conta com cerca de 400 colméias e 15 produtores de mel.
O projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho integra 115 empreendedores dos setores de gastronomia, meios de hospedagens, artesanato e propriedade rural dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Torres, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha e Xangri-lá. O projeto desenvolve a proposta de identidade para o destino turístico Litoral Norte Gaúcho de sol, serra e mar, focado no Turismo Rural, Ecoturismo/Turismo de Aventura e Turismo de Sol e Mar.
O projeto Apicultores do Litoral Norte Gaúcho atende apicultores organizados em associações e/ou cooperativas dos municípios de Balneário Pinhal, Maquiné, Rolante e Santo Antônio da Patrulha. As principais metas do projeto são aumentar o volume de mel comercializado formalmente em 35% até 2010, com ações de desenvolvimento e profissionalização dos apicultores; e implantar uma casa de mel para cada associação, até dezembro de 2010.