RS: Inmet emite alerta vermelho e outros 4
LitoralGeral

RS: Inmet emite alerta vermelho e outros 4

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho e outros quatro avisos importantes para o Rio Grande do Sul, com validade até 25 de setembro de 2024.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]

O estado enfrenta graves riscos meteorológicos, incluindo tempestades intensas, onda de calor e acumulado de chuva.

O primeiro aviso, iniciado às 10h de 24 de setembro de 2024, prevê chuvas entre 20 e 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]

Esse alerta se estende até às 15h de 25 de setembro de 2024, com riscos de alagamentos, danos em plantações, além de possíveis quedas de árvores e corte de energia, no Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Ocidental Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense

Outro aviso relevante trata da onda de calor, que já começou no dia 22 de setembro, com temperaturas cerca de 5ºC acima da média, podendo durar até cinco dias.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]

Essa condição afeta várias regiões do estado, como o Noroeste, Nordeste, Centro Oriental e Sudoeste Rio-grandense, representando um sério risco à saúde da população.

O Inmet também emitiu alertas de tempestades com maior gravidade, para áreas como Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste e Sudeste Rio-grandense, com chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de 100 km/h, e possibilidade de graves alagamentos e quedas de energia.

O alerta mais severo, de grande perigo e classificado como alerta vermelho, indica chuvas acima de 100 mm/dia.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]

A combinação de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas pode atingir áreas urbanas e rurais, com impacto severo em cidades vulneráveis.

Áreas afetadas incluem, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudoeste e Sudeste Rio-grandense.

Instruções importantes foram emitidas pelo Inmet e pela Defesa Civil: em caso de ventos fortes, evite abrigar-se debaixo de árvores ou estacionar próximo a torres e placas.

Além disso, recomenda-se não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada e buscar informações através dos telefones 199 da Defesa Civil e 193 do Corpo de Bombeiros.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários