RS: Inmet emite alerta vermelho e outros 4
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho e outros quatro avisos importantes para o Rio Grande do Sul, com validade até 25 de setembro de 2024.
O estado enfrenta graves riscos meteorológicos, incluindo tempestades intensas, onda de calor e acumulado de chuva.
O primeiro aviso, iniciado às 10h de 24 de setembro de 2024, prevê chuvas entre 20 e 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Esse alerta se estende até às 15h de 25 de setembro de 2024, com riscos de alagamentos, danos em plantações, além de possíveis quedas de árvores e corte de energia, no Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Ocidental Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense
Outro aviso relevante trata da onda de calor, que já começou no dia 22 de setembro, com temperaturas cerca de 5ºC acima da média, podendo durar até cinco dias.
Essa condição afeta várias regiões do estado, como o Noroeste, Nordeste, Centro Oriental e Sudoeste Rio-grandense, representando um sério risco à saúde da população.
O Inmet também emitiu alertas de tempestades com maior gravidade, para áreas como Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste e Sudeste Rio-grandense, com chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de 100 km/h, e possibilidade de graves alagamentos e quedas de energia.
O alerta mais severo, de grande perigo e classificado como alerta vermelho, indica chuvas acima de 100 mm/dia.
A combinação de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas pode atingir áreas urbanas e rurais, com impacto severo em cidades vulneráveis.
Áreas afetadas incluem, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudoeste e Sudeste Rio-grandense.
Instruções importantes foram emitidas pelo Inmet e pela Defesa Civil: em caso de ventos fortes, evite abrigar-se debaixo de árvores ou estacionar próximo a torres e placas.
Além disso, recomenda-se não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada e buscar informações através dos telefones 199 da Defesa Civil e 193 do Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp