Vida & Saúde

RS receberá 300 mil doses monovalentes da vacina contra a gripe A H1N1

O Rio Grande do Sul receberá, na próxima semana, 300 mil vacinas monovalentes contra a gripe A H1N1, remanejadas a partir de estoques dos Estados do Pará e de Alagoas.

As doses foram solicitadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para ampliar a oferta de vacina para a população gaúcha e deverão ser distribuídas aos municípios pelas Coordenadorias Regionais de Saúde de acordo com porte populacional, com ênfase nas regiões que já registram circulação viral.

Nos municípios, a orientação é priorizar alguns grupos populacionais como os portadores de doenças crônicas ou outros grupos, de acordo com a situação local. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) esclarece que esta vacina é diferente da aplicada durante a campanha contra a influenza deste ano, que protege contra dois tipos de gripe comum além da gripe A.

Principal estratégia é o tratamento

O atual foco da estratégia de combate à gripe A H1N1 no Estado é o tratamento precoce de todas as pessoas com gripe, preferencialmente nas primeiras 48 horas e de acordo com indicação médica. Não é necessário o diagnóstico laboratorial da doença para iniciar o tratamento. Atualmente, a Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza em torno de 350 mil tratamentos antivirais para os serviços de Saúde de todo o RS.

O Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS) também esclarece que a vigilância da doença demonstra que a situação é de normalidade, não se caracterizando uma epidemia até o momento. Outros vírus respiratórios, como o da influenza A sazonal também estão circulando.

A Secretaria da Saúde reforça ainda as medidas de prevenção que devem ser mantidas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz, afastar doentes do convívio social, ventilar os ambientes, evitar aglomerações.

Comentários

Comentários