Conceito do Building with Nature é usar as forças naturais para reduzir custos e criar soluções mais sustentáveis - Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Rio Grande do SulGeralLitoral

RS se inspira na Holanda para prevenir enchentes e proteger o litoral

Enchentes no Rio Grande do Sul (RS) são um problema recorrente, e em busca de soluções eficazes, uma comitiva gaúcha está nos Países Baixos estudando estratégias inovadoras de prevenção.

O grupo liderado pelo governador Eduardo Leite visitou projetos de engenharia costeira e adaptação urbana, como o Sand Engine e o Plano Delta, referências mundiais no combate a inundações.

No terceiro dia da missão, o roteiro começou com uma visita ao Sand Engine, tecnologia que utiliza processos naturais para reforçar a proteção do litoral.

Apresentado pela professora Taneha Bacchin, gaúcha radicada em Roterdã, o projeto consiste na deposição de 21,5 milhões de metros cúbicos de areia que, ao longo dos anos, são redistribuídos pelas ondas e ventos, formando uma barreira natural contra erosões e ressacas.

“O conceito Building with Nature nos ensina a trabalhar com a natureza, e não contra ela, criando soluções sustentáveis e de menor custo”, explicou Bacchin.

À tarde, a comitiva conheceu o Molenwaterpark, em Middelburg, um parque urbano que alia preservação histórica à gestão hídrica. Reformulado em 2018, o espaço conta com um sistema capaz de armazenar até 2 mil metros cúbicos de água da chuva, prevenindo alagamentos em áreas vulneráveis.

O vice-prefeito Jeroen Louws destacou que o projeto surgiu a partir dos aprendizados da catastrófica enchente de 1953, que devastou a província de Zeeland.

RS se inspira na Holanda para prevenir enchentes e proteger o litoral
“Os neerlandeses mostram como é possível desenvolver uma nova relação com a água”, comenta Leite – Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O grupo também visitou o Flood Museum, que preserva a memória dessa tragédia, e o Deltapark Neeltje Jans, onde funciona o maior sistema de proteção contra tempestades do mundo.

O Plano Delta, desenvolvido após a destruição causada pelas inundações de 1953, garantiu a construção de sofisticadas barreiras e diques que protegem as regiões costeiras do país. “Os holandeses transformaram áreas de risco em territórios resilientes com planejamento e investimentos em engenharia avançada”, ressaltou Leite.

As lições aprendidas na missão internacional servirão de base para o Plano Rio Grande, iniciativa do governo estadual para reconstrução e adaptação das áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.

A comitiva é composta por autoridades como Pedro Capeluppi, secretário da Reconstrução Gaúcha, Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luciano Boeira, chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Com planejamento adequado e soluções inspiradas nos modelos holandeses, o governo do RS busca formas de proteger suas cidades e garantir um futuro mais seguro diante das mudanças climáticas.

RS se inspira na Holanda para prevenir enchentes e proteger o litoral
Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais em 2023 – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários