Secretaria Municipal da Saúde acompanha trabalho do Hospital Santo Antônio
Em reunião realizada no Hospital nesta segunda-feira (30/11), com a Secretária da Saúde, Cinéia dos Santos e a Primeira Dama e Diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde, Aglaé Regina da Silva, os novos gestores explicaram como está funcionando a instituição, que agrega melhorias a cada dia.
A supervisora assistencial, Angélica de Melo Silveira disse que dentro de poucos dias o bloco cirúrgico estará em funcionamento e bebês começarão a nascer novamente em Santo Antônio da Patrulha, uma prática que há tempos, havia diminuído no município. As consultas eletivas (traumato e cirurgia) também estarão sendo realizadas e nas instalações onde funcionava a antiga recepção e atendimento de convênios, acontecerá a triagem, bem como o atendimento de emergência.
Fernandes disse que atualmente o Hospital conta com dois médicos clínico geral e um obstetra 24 hs e que aos poucos novos funcionários vão sendo contratados. Desde que a Associação Educadora São Carlos assumiu o Hospital, 109 profissionais foram contratados e o processo de seleção continua, chegando a 140 funcionários, num primeiro momento: “a grande maioria dos funcionários são do município e já atuavam na gestão anterior. Nós estamos ainda trabalhando para organizar a casa, mas a tendência é de que todos os ex-funcionários, que passarem no processo de seleção sejam contratados.”
Outro ponto positivo destacado na ocasião foi o fato de que em situações de remoções o paciente é destinado a um hospital da rede Mãe de Deus, onde chegará e contará com um leito e atendimento imediato.
Além de estreitar relações entre o município e a nova gestão do Hospital a reunião também aconteceu com o objetivo de organizar as atividades para a visita do Secretário da Saúde do Estado, Osmar Terra, que estará em Santo Antônio no próximo dia 9 de dezembro. Na ocasião, Terra participará de um encontro regional do PIM – Programa Primeira Infância Melhor, e anunciará a metodologia de repasses de recursos do Estado para o Hospital Santo Antônio para custeio de atendimento ao SUS.