Secretaria Municipal da Saúde de Osório recebe prêmio nacional
O município de Osório, através do trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde recebeu na última sexta-feira, dia 30, o Prêmio Brasil Sorridente 2010. A entrega do certificado ocorreu durante o Encontro Sulbrasileiro de Saúde Bucal de Estratégia de Saúde da Família, realizado em Porto Alegre.
No prêmio instituído pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Odontologia onde concorrem cidades de todo o país, o município de Osório recebeu uma Menção Honrosa pelo atendimento realizado em saúde bucal na rede municipal de saúde, com cidades até 50 mil habitantes, conquistando a décima posição e um dos três premiados do Estado.
O Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão, destaca que o prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais da área no modelo de atendimento implantado pela secretaria. “É um coroamento das atividades que a saúde bucal do município vem oferecendo à comunidade. Nós temos aqui em Osório um odonto pediatra que atende crianças de 0 a 12 anos, nós temos quatro raios-x, temos dentistas em todos os 14 postos de saúde e ainda os especialistas em gengiva e agora também canal e disponibilizaremos próteses dentárias”, avaliou o secretário.
Outra atividade pioneira da Secretaria Municipal da Saúde é o atendimento realizado no Hospital São Vicente de Paulo, há dois meses, em pacientes internados pelo SUS. Toda a sexta-feira, uma equipe da secretaria visita os pacientes internados e realiza a higienização dos dentes dos pacientes e ainda distribuiu o material de higiene como revelador de placa, creme dental, fio dental e escova dentária.
A equipe avalia que o projeto pode encurtar o tempo de internação dos pacientes. “Além dos pacientes, a equipe médica, médicos e enfermeiros estão notando a importância desta higienização bucal, porque muitas vezes o paciente está internado por conta de uma pneumonia, mas se ele não higienizar a boca, ele vai fazer pneumonias de repetição. O tempo de internação pode ser encurtado”, explicou Suzana Machado Diehl, coordenadora da odontologia da secretaria.
A equipe que visita o hospital ainda distribuiu material educativo e orienta sobre a escovação correta. Este projeto deverá concorrer, no próximo ano, ao Prêmio Brasil Sorridente 2011 pela sua importância e ineditismo.