Secretário Mallmann se despede da SSP
José Francisco Mallmann reuniu a Imprensa no auditório da SSP, na tarde desta sexta-feira (25). No encontro, revelou as circunstâncias que motivaram o pedido de exoneração do cargo de secretário da Segurança Pública, entregue no Palácio Piratini, por volta do meio-dia. Mallmann declarou que a saída do cargo foi construída em sintonia com o Governo do Estado, sem atritos, sem desavenças e, segundo ele, no momento certo.
A carta de exoneração, revelou Mallmann, estava pronta há 30 dias. Apesar da pressão dos familiares e do estresse pelos constantes rumores que indicavam a saída do cargo, ele protelou essa decisão, pois sempre recebeu o apoio da governadora Yeda Crusius. Porém, o bom momento vivido pela Segurança Pública do RS com 86 por cento dos indicadores de criminalidade controlados, e a chegada de mais recursos financeiros, provenientes das esferas estadual e federal, o levaram a concluir que era hora de sair.
Afora isso, destaca a conclusão do Planejamento Estratégico, para o período 2008/2011, e o Projeto Estruturante Cidadão Seguro, a ser lançado pelo Piratini, que propiciará a recomposição dos efetivos do aparato policial, até 2010, e a renovação da frota de viaturas, bem como a ampliação de vagas nos presídios e a reestruturação da inteligência policial.Questionado sobre o relacionamento com a Brigada Militar e Polícia Civil, José Francisco Mallmann afirmou que sempre recebeu total apoio das corporações.
Quanto ao futuro, José Francisco Mallmann projeta uma gestão facilitada para o novo secretário da Segurança Pública que assumir em seu lugar: “O trabalho de elaboração e encaminhamento de projetos visando à captação de recursos já foi feito, e o prazo de um ano para que as coisas aconteçam já passou. As verbas estão chegando e a tendência é de que as condições de trabalho para os servidores da Segurança Pública, inclusive na questão salarial, sejam melhores” – disse Mallmann.
Terminada a entrevista coletiva à Imprensa, José Francisco Mallmann reuniu, no próprio auditório, os funcionários da SSP, e agradeceu pelo trabalho e empenho de todos, nos 15 meses em que está no cargo, e ressaltou que é preciso saber a hora de sair.