Segunda fase da operação integrada Litoral Norte e Sul é encerrada com 5 prisões
Após 24 horas de intensa ação, a segunda fase da Operação Integrada Litoral Norte e Sul foi encerrada na manhã desta quinta-feira (1º/2). Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação realizou 4,4 mil ações em municípios do litoral gaúcho, resultando em 5 prisões, 56 cumprimentos de mandados de busca e apreensão e a abordagem de mais de 1,3 mil veículos.
A força-tarefa foi composta pelas cinco vinculadas da SSP – Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) – com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Ação Integrada e Resultados: A Operação Integrada Litoral Norte e Sul tem como propósito desenvolver ações preventivas e repressivas de combate ao crime, fiscalização de estabelecimentos e locais públicos, fiscalização de trânsito e iniciativas sociais para aproximar a comunidade das forças de segurança.
Cada instituição contribui com suas competências para o sucesso da ação integrada.
Na operação encerrada hoje, foram mobilizadas 219 viaturas e um efetivo total de 863 agentes. Ao longo das 24 horas, foram realizadas 4.474 ações, com a BM abordando 1.335 indivíduos e registrando 185 boletins de atendimento.
A PC cumpriu 56 mandados de busca e apreensão e efetuou 5 prisões. O CBM fiscalizou 33 locais, e o DetranRS realizou 483 fiscalizações veiculares e 469 testes de etilômetro (bafômetro). O IGP atuou com 5 viaturas e 11 servidores na operação.
Operação Verão Total: Redução Significativa na Criminalidade: A Operação Integrada Litoral Norte e Sul faz parte da Operação Verão Total, em vigor desde 16 de dezembro de 2023 até 10 de março de 2024, nas praias, lagoas e balneários gaúchos.
Durante os primeiros 46 dias da operação, comparados com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução significativa nos indicadores criminais.
Casos de posse de entorpecente diminuíram mais de 25%, de 349 para 257 ocorrências.
Considerando diversos crimes, incluindo furto, arrombamento, roubo e posse de entorpecentes, o total caiu de 446 para 364 casos, representando uma queda de quase 20%.
Ambiente Seguro para a Alta Temporada: Além da Operação Integrada Litoral Norte e Sul, a SSP coordenou outras três ações – Fios e Cabos, Desmanche e Noite Segura – para garantir um ambiente seguro durante a alta temporada, proporcionando tranquilidade a moradores e visitantes na região.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp