Geral

SEMMAP de Imbé alerta para cuidados ao encontrar animais marinhos na orla

Nesta época é comum que as praias de Imbé recebam animais marinhos vindos dos mais diversos locais, especialmente das águas mais frias do Atlântico Sul. Leões e lobos marinhos, além de aves migratórias, entre elas pinguins, estão entre as espécies mais comuns, que chegam na orla e podem passar até mais de um dia repousando.

Em grande parte das vezes que aparecem, é para descansar e, posteriormente, retornar a sua atividade migratória. Nem sempre, portanto, se tratam de animais feridos.

O biólogo e assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca (SEMMAP), Pedro Terra Leite, explica que a população, ao presenciar estas “visitas”, deve tomar alguns cuidados, principalmente não perturbando os animais. “Muitas pessoas tentam tocar ou retirar estes animais da praia, quando eles estão utilizando este espaço para descanso para retornarem a sua atividade migratória. Somente quando houver algum indício de maus tratos, ou o animal estar ferido, ai sim devem ser comunicados os órgãos ambientais”, informa Pedro.

As pessoas podem ligar para a prefeitura (fiscalização ambiental), telefone 3627-8255, ou para a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), no telefone 3661-4620. Este órgão e o mais capacitado para fazer a retirada e encaminhamento do animal para o Ceclimar, que tratará da reabilitação. “Se não houver este tipo de condição, o animal deve ficar descansando na praia para que, em seguida, retorne a sua atividade de migração”, complementa o biólogo.

Pedro não recomenda que as pessoas cheguem perto ou tentem tocar estes animais, nem tentar colocá-los de volta na água. O contato pode ser prejudicial tanto para o animal, que pode acabar mais machucado, quanto para a pessoa, que pode pegar alguma doença transmitida pelo animal ou até mesmo sendo mordida.

Comentários

Comentários