Sistema de videomonitoramento evita furto em posto de saúde de Osório
Era quase meia-noite de domingo quando o vigilante da sala de videomonitoramento localizada no posto médico Dr. Flávio Silveira, na sede do município, percebeu uma movimentação no Posto de Estratégia em Saúde da Família – ESF de Arroio das Pedras, nas margens da BR 101. Imediatamente, o vigilante acionou a Brigada Militar que deslocou uma viatura até o local.
Ao chegar ao posto de saúde, os policiais se depararam com a porta do posto aberta, porém os equipamentos como computadores que seriam levados pela ação de criminosos foram abandonados no local. Ninguém foi preso, mas as imagens serão utilizadas para investigar o caso.
O Secretário Municipal de Saúde Émerson Magni da Silva revela que o sistema tem se mostrado eficiente. “Nós instalamos 32 câmeras de videomonitoramento nas nossas 16 unidades de saúde, do tipo IP exatamente para inibir esse tipo de ação e foi o que ocorreu”, disse o secretário. As câmeras tiveram um custo de R$ 25 mil reais e foram instaladas através do sistema de informatização da Secretaria que já tem todos os postos interligados.