Superação e competitividade marcam segundo dia dos 10º Jogos de Integração dos Idosos - Litoralmania ®
Esportes

Superação e competitividade marcam segundo dia dos 10º Jogos de Integração dos Idosos

O segundo dia de atividades dos 10º Jogos de Integração dos Idosos, que estão sendo realizados em Tramandaí, foi marcado por superação e muita competitividade. Na manhã dessa sexta-feira (9), o Ginásio Municipal reuniu mais de 700 atletas idosos, que se revezaram na prática de modalidades como voleibol, ginástica, handebol por zona e câmbio, atividades esportivas adaptadas para as condições dos competidores.

Um dos atletas participantes, Oscar Aloysio Weile, de 79 anos, participa dos Jogos há cinco anos. Integrante do grupo da Feevale, de Novo Hamburgo, ele relata o quanto o esporte é importante em sua vida: “Quando me aposentei, me senti inválido, mas hoje, com quase 80 anos, me sinto novo. Pratico hidroginástica, faço caminhadas e me inscrevi para as disputas do handebol. Sou o mais velho da turma, mas nunca desanimo. Pelo contrário, dou forças para os outros”.

No período da tarde, as atividades aquáticas adaptadas na piscina da Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT) foram o destaque do evento, que também deu espaço a jogos de mesa, peteca, bocha na grama e ao ateliê de moda. À noite, o ponto alto da programação foi o esperado baile “Anos 60”, para o qual os idosos confeccionaram suas roupas na oficina da moda, uma iniciativa da Feevale.

De acordo com uma das coordenadoras da oficina, Simone Dorneles Gomes, a atividade proporciona para a terceira idade uma volta ao passado. “Acredito que é uma valorização do ser humano, um aprendizado e uma vivência jamais esquecida. Aprendemos mais do que ensinamos, eles são uma lição de vida”, afirma.

Os 10º Jogos de Integração do Idoso do Rio Grande do Sul foram abertos na quinta-feira (8) e se estendem até domingo (11). É uma promoção da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, através da Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) e conta com apoio das secretarias de Educação e de Justiça e Desenvolvimento Social.

Comentários

Comentários