Susepe informa sobre situação dos presídios no Rio Grande do Sul
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) segue monitorando as ocorrências de movimentações pelos presídios do estado para informar à população da situação resultante da greve penitenciária deflagrada nessa segunda-feira (19) em todo o estado.
Nas regiões, 1ª região: (Vale dos Sinos e Litoral), 3ª região (Missões e Noroeste) não foram registradas ocorrências graves. Os serviços penitenciários, gradativamente, voltam à normalidade.
2ª região: Região Central
Presídio Estadual de Santa Maria: Piquete de servidores em greve bloqueram acesso das visitas na quarta (21). Situação controlada.
4ª região: Alto Uruguai
Presídio Estadual de Getúlio Vargas: Presos do semiaberto atearam fogo em um dos alojamentos na manhã dessa quarta (21). A fumaça se espalhou, causando a morte de três presos no presídio e um no hospital, por intoxicação, totalizando quatro óbitos. Há 13 presos hospitalizados, sem gravidade, e os agentes de plantão também já estão medicados. São negociadas as transferências de apenados, devido aos danos no estabelecimento. Não há adesão ao movimento de greve ou paralisação. A Susepe vai abrir uma sindicância para apurar os fatos. A Polícia Civil também já abriu um inquérito para investigar as mortes dos quatro presos. O Instituto Geral de Perícias está no local.
5ª região: Região Sul
Presídio Regional de Pelotas: Quarta (21), presos arrebentaram as portas de uma das galerias e foram para o corredor, onde entraram em conflito com a guarda. Quatro presos e dois servidores foram feridos, mas já foram atendidos. A Susepe conta com o apoio da Brigada Militar. Situação em andamento.
6ª região: Campanha
Presídio Estadual de São Borja: Quarta (21), insatisfação dos presos gerou bateção de grades, mas movimentação já cessou. Situação controlada.
Presídio Regional de Bagé: Quarta (21), presos atearam fogo nas galerias, subiram no telhado e tentaram fuga. Os danos são: telhado queimado, alojamentos, salas e cozinha geral destruídos. Energia elétrica parcialmente reestabelecida. Situação controlada, voltando à normalidade.
9ª região: Carbonífera
Única ocorrência
Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas: Qurata (21), presos de duas galerias se amotinaram no pátio, atirando pedras retiradas dos bueiros contra a guarda. Houve disparos de antimotim para cessar as investidas, resultando em quatro presos feridos, que estão recebendo atendimento. Os presos já foram recolhidos para suas celas. Situação controlada.
As informações de todas as regiões penitenciárias estão sendo atualizadas desde essa quarta-feira (21). A última atualização foi feita na quinta (22), às 8h56.