Torres realiza a Festa do Marreco de Pequim
No próximo fim de semana, dias 29 e 30, acontece a 4ª Festa Regional do Marreco de Pequim de Torres (Ferema), que será realizada no CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João. A festa tem por objetivo divulgar o consumo da carne e do ovo do marreco, além de produtos derivados do arroz. No sábado (29) às 16h será servido um café rural, organizado pelo Clube de Mães do Campo Bonito. É uma oportunidade para conhecer e saborear a culinária típica do interior do município. E no domingo (30) acontece o já tradicional almoço à base de carne de marreco de pequim, sendo que, a partir das 11h30, serão servidas cerca de 2.500 refeições.
A programação continua no domingo com a Tarde Dançante com o Dj Tinica e apresentação de talentos locais como o Grupo Furacão da Vaneira. Logo mais a noite tem o baile de encerramento da Ferema com animação da banda Indústria Nacional. Durante todo o dia também acontece a Feira de Indústria e Comércio e estará aberta a praça de alimentação.
Os visitantes da Ferema também poderão torcer ou participar dos jogos Marrecolímpicos, que acontecem domingo à tarde. São divertidas brincadeiras envolvendo marrecos de pequim ou os seus ovos. Uma arena será especialmente montada no CTG Porteira Gaúcha para a competição. Os jogadores podem optar entre quatro modalidades: Caça ao Marreco na Lama, Arremesso de Ovo, Corrida do Marreco e Futebol de Sabão. Os participantes costumam sair dos jogos sujos de lama ou lambuzados de clara, gema e casca de ovo. A atração recebe um grande número de torcedores.
A organização da Ferema é da Prefeitura de Torres, Grupo de Mulheres Agricultoras Coração de Maria de Rio Verde e Cooperverde. O patrocínio é da Prtefeitura, tendo o apoio do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Emater/RS, Cooperja e Coopersulca.
Conheça os Jogos Marrecolímpicos
Caça ao Marreco na Lama: Numa arena com bastante água e lama são soltos cinco marrecos. Uma dupla de jogadores, com água e lama pelo joelho, deve pegar todos os marrecos. No final, a dupla que pegou os marrecos em menos tempo é a vencedora.
Arremesso de Ovo: Duas pessoas, frente a frente, ficam a uma certa distância. Um começa jogando um ovo de marreco para o outro, que, ao agarrar, devolve para o outro. Se o ovo não quebrou, a distância é aumentada. A dupla que conseguir agarrar o ovo sem quebrar, na maior distância, é a vencedora.
Corrida do Marreco: Cada competidor escolhe o seu marreco, que é identificado por uma fita colorida. Numa arena cercada, os marrecos são colocados no chão e o jogador deve conduzir o seu exemplar até a linha de chegada sem encostar com as mãos ou objetos.
Futebol de Sabão: O campo é uma lona plástica com detergente. Além da dificuldade de ficarem em pé, devido à lona muito lisa, os competidores têm um problema a mais: jogam com um ovo de marreco na mão. Ao cair, precisam cuidar para não quebrar o ovo. Quem quebra sai da partida. Vence o time que fizer o maior número de gols.