Torres recebe visitantes ilustres: as baleias franca
O mar de Torres está recebendo visitantes ilustres: as baleias francas. Nesta terça-feira elas se aproximam bastante da praia brincando com os filhotes e fazendo muitas exibições, deixando bem visível os esguichos, sua bela cauda e inclusive a cabeça. O biólogo Gustavo Canella surfou pela manhã nos Molhes de Torres junto ao rio Mampituba e avistou oito baleias, sendo algumas com filhotes. À tarde, se dirigiu ao Morro do Farol e avistou sete baleias e aproveitou a ocasião para fazer fotos. Gustavo destacou que desde sábado (25/7) tem avistado as baleias em Torres.
Elas podem ser observadas sem o uso de binóculo entre os meses de junho e novembro, mas o maior número de aparições ocorre historicamente em setembro. Em 2008 houve um significativo aumento de avistagens em Torres, o que deve se repetir este ano. Segundo pesquisadores, o aumento populacional da espécie é de 14% ao ano. O reflexo disso é o aumento das aparições, que motiva os pesquisadores, pois a espécie ainda é classificada de risco de extinção.
As baleias francas (Eubalena australis) passam grande parte do ano em sua área de alimentação, próximo ao Polo Sul. Durante os meses de inverno austral elas migram para as águas mais quentes da costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para acasalar, parir e amamentar seus filhotes, já que estes nascem sem a espessa camada de gordura que confere o isolamento térmico, e para escapar dos predadores.
Em Torres, a baleias francas podem ser observadas de diversos locais, mas o Morro do Farol, um dos pontos turísticos mais visitados, é um observatório perfeito. Entre os três morros à beira-mar, é o único que tem acesso de carro, sendo o local preferido de moradores e turistas para observar a imensidão do mar.