Educação

Trabalho do IFRS – Câmpus Osório é premiado pelo terceiro ano consecutivo na Mostratec

Pelo terceiro ano consecutivo, grupo de pesquisa do IFRS – Câmpus Osório ligado à área de produção alimentícia foi premiado na Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia -, realizada em Novo Hamburgo de 27 a 31 de outubro de 2014 pela Fundação Liberato.

Com o trabalho “Celíacos: uma nova proposta para o aumento de ingestão de fibra”, os alunos Alessandro Hippler Roque e Yasmin Matos Ferrari Pereira ficaram em 2º lugar na área de “Bioquímica e Química”, levaram prêmio da Revista Inciência com encaminhamento de artigo para publicação e tiveram o projeto credenciado para participar da Milset Expo-Brasil, que será realizada em maio do ano que vem em Fortaleza/CE.

Flávia Twardowski Pinto, professora orientadora do projeto, comemorou a premiação de mais um trabalho na Mostratec: “Fico muito feliz pela conquista dos alunos, principalmente pelas oportunidades que estão tendo em participar de outros eventos científicos, e assim trocar experiências de vida com estudantes de diversos lugares do Brasil e do mundo. Sem falar na projeção da vida acadêmica, pois nossos projetos já renderam ao grupo envolvido quatro publicações de artigos em revistas científicas, três bolsas de estudo na Univates, uma bolsa do CNPq e credenciamento para eventos internacionais”.

Visto que a população mundial é composta de 1% de celíacos, e que o único tratamento para esta doença consiste em uma dieta isenta de glúten – proteína presente no trigo, aveia, cevada ecenteio – o trabalho tem como objetivo propor o desenvolvimento de um produto de panificação acrescido de fibras alimentares com palatabilidade agradável, utilizando insumos provenientes de subprodutos agroindustriais oriundos da região do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Segundo a professora, os testes contendo farinha de arroz integral, farinha da casca do abacaxi e farinha da banana verde apresentaram melhor aceitabilidade. E a análise de custo mostrou que o pão melhor aceito foi 170% mais barato que o produto com menor preço encontrado no mercado para o público celíaco.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico, para a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano. Nesta edição da feira, foram apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

Comentários

Comentários