Tramandaí sediará Forum da Cidadania e Responsabilidade Social
O Litoral Norte foi escolhido pelos voluntários da Agenda 2020 – movimento da sociedade civil gaúcha – como piloto para a implantação do Mapa do Capital Social do Rio Grande do Sul. O assunto será tratado durante encontro de autoridades locais, regionais e representantes de todos o segmentos da sociedade, no ‘Forum da Cidadania e Responsabilidade Social, no próximo dia 24 de julho, a partir das 14 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Tramandaí. ” Trata-se de um cadastro de todas as instituições sociais do Rio Grande do Sul que dará mais transparência e visibilidade ao rico capital social que existe no Estado”, afirmou o diretor técnico da Pólo RS e coordenador da Agenda 2020, Paulo de Tarso Pinheiro Machado.
Segundo o diretor da Fundação dos Bancos Sociais da Fiergs e coordenador do Fórum de Cidadania e Responsabilidade Social da Agenda, Paulo Renê Bernhard, o encontro servirá para uma apresentação geral dos objetivos da Agenda e da metodologia que será utilizada para levantar os dados da região. A escolha das cidades está sendo feita a partir de dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) e do PIB, que apontam os municípios mais carentes. O voluntário ainda adiantou que a atuação da Agenda 2020, nesta área de responsabilidade social, utilizará o modelo consagrado que atrai as lideranças de cada entidade participante, em todas as regiões, para criação de uma rede de solidariedade. “Inicialmente queremos fazer esse banco de dados, depois criaremos a grande rede”, disse.
Para Denise Araci Leonhardt, da Comissão de Finanças do Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, igualmente voluntária da Agenda, esse trabalho é necessário porque não há controle das ações das ONGs e principalmente da aplicação dos recursos. “É preciso conhecer as ONGs o que elas fazem, como fazem, o que as pessoas assistidas recebem”. Segundo o promotor de Justiça, Rodrigo Schoeller de Moraes, outro voluntário da Agenda 2020, as empresas interessadas em responsabilidade social estão procurando gerar valor sustentável. “Uma empresa pode ser a melhor do mundo, mas se ela estiver num local que não tem educação, nem saúde, ela não se sustenta”, afirma. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Tramandaí.