Tramandaí trata de segurança pública com comandante-geral da BM
O Executivo de Tramandaí criou a Secretaria da Segurança Pública em janeiro deste ano e o primeiro titular da Pasta é oficial da Brigada Militar, que comandava o 9º Comando Regional de Bombeiros no município, o tenente-coronel Alberche.
O prefeito referiu-se ao aumento do número de policiais militares na praia durante o verão, por ocasião da Operação Golfinho, e reivindicou uma revisão do quadro do efetivo permanente na cidade, frente ao crescimento da população fixa de Tramandaí, que está entre um dos seis municípios do Litoral Norte com maior aumento populacional nos últimos anos.
O comandante-geral disse que, com a formatura dos novos soldados, em 21 de abril, cerca de 100 policiais militares serão distribuídos no Litoral Norte e parte desses serão lotados em Tramandaí. “O critério de distribuição é o índice de violência e criminalidade por região”, explicou o coronel Fábio Fernandes. Ele falou de ações que vêm sendo implantadas pelo seu comando para o enfrentamento dos problemas na segurança pública, que incluem mecanismos de gestão e o anúncio de novo concurso para 2 mil PMs, cujo edital será lançado em breve. “Estamos incentivando a permanência do policial militar que já poderia ir para a reserva, com o aumento da gratificação paga para isso. Assim, saem, em média, 600 brigadianos por ano e entram outros mil, dando-nos uma vantagem de 400 policiais militares, o que atenua a defasagem histórica de efetivo”, destacou o comandante-geral.
O prefeito Rapaki falou na intenção de constituir a Guarda Municipal e que já opera com o videomonitoramento, utilizando 25 câmeras adquiridas pela prefeitura e por projeto da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE). O coronel Fábio Fernandes afirmou que o aporte tecnológico é importante e as prefeituras podem ser parceiros da Brigada Militar para isso, a fim de incrementar as ações na segurança pública.