Um mês longe do álcool pode trazer resultados surpreendentes para a saúde
Depois dos excessos cometidos no Natal e no Ano-Novo, muita gente se propõe a passar algumas semanas longe do álcool para dar um descanso para o fígado. Mas será que essa pequena pausa traz algum benefício para o organismo? Segundo um experimento descrito na edição de 1º de janeiro da revista New Scientist, a resposta é sim. Pelo menos a curto prazo.
Os resultados da turma que ficou sem beber impressionaram o médico: a quantidade de gordura no fígado caiu em média 15%, sendo que chegou a 20% para alguns indivíduos. Os níveis de glicose no sangue também despencaram em média 23%. A taxa de colesterol total teve redução de 5% e os participantes perderam 1,5 kg. O grupo que continuou bebendo não apresentou nenhuma alteração significativa nos exames.
Os participantes que ficaram sem beber ainda relataram melhora no padrão de sono e na concentração, o que se refletiu no desempenho profissional. O único lado negativo, relatou a equipe, foi a diminuição do convívio social – afinal, não poder beber é um empecilho para sair com os amigos.