Vereador alerta para perigos gerados pela falta de iluminação pública em SAP
Um conjunto de residências construídas na Rua Irineu Cardoso, na localidade de Vila Palmeira, segundo distrito de Santo Antônio da Patrulha, apresenta uma estatística nada agradável. Em menos de um ano, elas sofreram um total de 15 assaltos.
Os moradores apontam a falta de iluminação pública como um dos fatores para o alto índice de arrombamento. No sábado, dia 27, o vereador Flávio von Saltiél (PMDB), esteve na localidade a convite de um grupo de pessoas, que pensam em vender suas casas devido a insegurança.
Uma das medidas tomadas por Saltiél foi a de encaminhar, na segunda-feira, durante a reunião ordinária, um requerimento a Prefeitura pedindo urgência na colocação, de pelo menos, cinco luminárias na Rua. “A escuridão facilita a ação de vândalos e marginais, tornado o local suscetível a arrombamentos”, afirmou.
Ele conta que alguns moradores pensam em vender suas casas por medo de sofrerem novos assaltos. A maioria deles, conta Saltiél, são patrulhenses, que haviam saído do município a trabalho, e resolveram, depois de aposentados, retornarem ao município. A extensão de rede, necessária para implantação da iluminação pública, já está concluída. “Consegui a extensão junto ao então gerente da CEEE Mário Celso, através do programa Luz Para Todos. Mas, com sem a colocação das luminárias, terá sido um esforço me vão”, lamentou Saltiél.
Ele revelou ainda, que propriedades na localidade de Barrocadas, continuam sendo invadidas por marginais. Neste final de semana, seis homens encapuzados roubaram tratores de dois produtores de arroz. “Isso não é culpa da polícia, o problema é o sistema que não garante a segurança aos cidadãos. Então, que no mínimo, o Executivo faça a sua parte, garantindo a iluminação pública no interior, o que já seria uma grande contribuição nesta luta contra a violência”, argumentou.