Vereador aposta na aquisição de máquina para fortalecer agricultura em SAP
Já se foi o tempo em que o produtor colhia o milho, fazia o paiol para depois, a mão, debulhar o milho para servir de ração animal. Hoje a mecanização do meio rural é mais do que uma comodidade, é uma ferramenta de crescimento e fortalecimento do homem no campo.
Neste sentido, o vereador Flávio von Saltiél (PMDB) encaminhou um requerimento ao prefeito municipal de Santo Antônio da Patrulha, solicitando a incorporação de uma debulhadeira de milho à patrulha agrícola. O pedido feito por um grupo de agricultores de Tapumes foi recebido no domingo por Saltiél, durante a realização de uma festa na localidade.
Atualmente, revela o vereador, os produtores precisam alugar uma debulhadeira para o serviço. “Existe uma máquina seminova que é locada pelos agricultores e permanece o ano todo na região”, disse Saltiél. Ele conta que o ideal seria que a prefeitura comprasse o equipamento, que está à venda, e incorporasse à patrulha, fornecendo assim mais condições para os produtores se manterem no meio rural.
“A aquisição resolveria o problema de todos os agricultores. São máquinas de valor irrisório para o Executivo, mas que para os produtores seria inviável, pela falta de condições financeiras”, disse Saltiél, lembrando o avanço quando da aquisição do trator com o arado. “Foi um avanço muito grande, que evitou que outros cidadãos integrassem o cinturão de pobreza que hoje cerca as grandes cidades”, relatou Saltiél.
Ele lembrou que a aquisição das patrulhas agrícolas é mérito de m planejamento da atual Administração, e principalmente do trabalho dos vereadores, no sentido de ir atrás de emendas parlamentares. “Todas as patrulhas agrícolas foram adquiridas por emendas, por intermédio da Câmara”, afirmou Flávio, que acredita na agricultura, principalmente no setor primário, como um dos setores que deve alavancar a economia do país, e por isso, a necessidade do Município ajudar fazendo a sua parte.