Geral

Vereador propõe comemorações pelo Cinquentenário da Legalidade em Osório

Com o objetivo de dar visibilidade a um dos acontecimentos mais marcantes da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, O Movimento da Legalidade, o Presidente da Câmara de Vereadores, Denílson da Silva, propôs na Sessão Ordinária, do dia 13 de junho, um projeto de resolução que institua o ano de 2011 como o Ano do Cinquentenário do Movimento da Legalidade.

Paralelo ao Projeto já existente na Assembléia Legislativa, a idéia é realizar uma série de ações comemorativas assinalando o aniversário deste histórico acontecimento.

No dia 15 de junho, o Presidente Denílson da Silva, esteve no gabinete do Prefeito Romildo Bolzan, acompanhado do diretor da Comissão de Ética da Assembléia Legislativa, Leonel Cruz. Na oportunidade Denílson falou ao Prefeito sobre sua intenção em comemorar no município os 50 anos da Legalidade, o Prefeito Romildo na ocasião mostrou-se favorável a ação e sugeriu a participação de Juremir Machado e Flávio Tavares, jornalistas com produções bibliográficas sobre o tema.  

O Movimento da Legalidade teve seu início em 25 de agosto de 1961, por iniciativa do então Governador Leonel Brizola. Brizola unificou o Rio Grande em defesa da legalidade constitucional, a posse do Vice-Presidente João Goulart, eleito em 3 de outubro de 1960.

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul participou intensamente na sustentação do Movimento da Legalidade; o III Exercito, também. Através da “Cadeia da Legalidade”, a voz de Leonel Brizola convidava a população a se juntar, neste ato de resistência.

Enquanto isso, centro do país, a cúpula militar negociava uma solução constitucional que evitasse uma guerra civil e superasse a crise. Substituíram o presidencialismo pelo parlamentarismo e João Goulart foi informado que poderia ser empossado, o que aconteceu em 7 de setembro de 1961.

A campanha da Legalidade, iniciada aqui no estado, teve a frente um líder audacioso que fez abortar um golpe de Estado, garantindo a posse legal do Presidente do País Sr. João Goulart.

Comentários

Comentários